Sim, esta piscina oceânica onde a arquitetura se funde com o mar fica em Portugal. Conhece esta maravilha arquitetónica do nosso país? Saiba que está classificada como Monumento Nacional. No norte de Portugal, mais precisamente em Leça da Palmeira, concelho de Matosinhos, encontra-se um conjunto de piscinas verdadeiramente únicas, elevadas a Monumento Nacional. Este local, imperdível no verão, destaca-se pela sua água salgada de um tom azul singular e pela paisagem envolvente, escreve a AWAY IOL.
Falamos da Piscina das Marés, um complexo de piscinas de água salgada, composto por uma piscina profunda e outra destinada a crianças. Este projeto, da autoria de Álvaro Siza Vieira, foi inaugurado em 1966 e integra-se harmoniosamente nas rochas banhadas pelo mar. A paisagem é deslumbrante, tendo contribuído para que fosse classificada como Monumento Nacional em 2011.
Entre 2019 e 2021, o complexo sofreu uma intervenção significativa para reparar diversos elementos deteriorados. Reabriu em 2021, renovada e preparada para proporcionar verões agradáveis e divertidos aos seus visitantes.
A Piscina das Marés dispõe de vestiários, balneários e um bar, tornando-a uma excelente opção para passar um dia de calor. Ao lado das piscinas, a Praia de Leça da Palmeira oferece um extenso areal. Aqui, o mar, com as suas fortes ondulações, contrasta com a tranquilidade das piscinas oceânicas, sendo ideal para a prática de vários desportos marítimos, como surf, bodyboard e kitesurf.
A Piscina das Marés está aberta até 15 de setembro, das 9h às 19h. Para usufruir das piscinas, é necessário adquirir bilhete, com preços variáveis entre os dias de semana e os fins de semana e feriados. Existe a opção de meio-dia ou dia completo, com preços entre os 3,5 euros e os 10 euros, disponíveis para compra online.
Leia também: Preço do azeite deve cair a pique. Saiba os motivos