Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Tripadvisor | DR
Gastronomia, Vida & Lazer

Conheça os 14 melhores restaurantes do Algarve

O jornal britânico The Telegraph selecionou os 14 melhores restaurantes algarvios. Descubra quais são e atreva-se a experimentar

13:52 16 Fevereiro, 2024 12:48 29 Novembro, 2024 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Algarve é a região do país onde encontramos o maior número de estrelas Michelin. Uma vez que os turistas ingleses são os maiores fãs da região e, de igual forma, fãs da gastronomia portuguesa, o jornal britânico The Telegraph decidiu unir o útil ao agradável e elaborou uma lista com aqueles que considera ser os melhores 14 restaurantes algarvios.

A publicação começa por se referir a um prato típico e comum a praticamente todos os restaurantes da região, sugerindo aos leitores que degustem um peixe grelhado “ainda a saber ao mar onde estava há poucas horas atrás”.

“Regue com um pouco de azeite local e um pouco de limão, que poderia ter colhido você mesmo no caminho até o restaurante” e “combine-o com um vinho branco português fresco”, aconselha o jornal britânico.

Curioso para saber quais são, afinal, os melhores restaurantes? Conheça agora os 14 eleitos comece já a preparar a sua visita:

Gigi’s, Quinta do Lago

Neste restaurante da Quinta do Lago, zona onde “o jet-set passa o verão”, como refere o The Telegraph, os pratos sugeridos são os camarões vermelhos, o robalo, o linguado e as amêijoas locais à moda do bulhão pato, cozinhadas em vinho branco. Segundo a publicação, chegar a este restaurante e apreciar a vista para a lagoa da Ria Formosa é “uma maneira segura de abrir o apetite”.

Ocean, Porches

Este é um dos únicos três restaurantes do país com duas estrelas Michelin, embora o jornal inglês refira que, na sua opinião, ele é digno de três estrelas. Com um “serviço atencioso” e “pratos deslumbrantes do Chef Hans Neuner, enraizados na herança culinária de Portugal”, o Ocean é um dos restaurantes mais conceituados.

A publicação faz ainda referência ao menu que é “inspirado nas viagens de Neuner pelas ilhas portuguesas e pelo continente”. Este restaurante está integrado no hotel Vila Vita Parc e beneficia de um ambiente sofisticado com vista para o mar.

A Ver Tavira, Tavira

O grande destaque dado a este restaurante é Chef Luís Brito, que “traz a sua experiência dos tempos em África e no Brasil” para a região algarvia. O prato sugerido são os “suculentos” camarões vermelhos com caril e caviar de limão.

Pure Boutique Café, Quinta do Lago

Com uma infinidade de bebidas saudáveis, este é o “lugar perfeito para um pequeno almoço após uma corrida matinal pela praia”, com “granola caseira, panquecas de mirtilo e ovos mexidos com torradas”, como indica o The Telegraph.

Após o meio dia é também possível almoçar, igualmente pratos saudáveis como saladas, wraps e “um delicioso panado de frango com molho de abacate e maionese de alho em pão de brioche”.

Bar Bacchus, Porches

Neste lugar, o grande destaque vai para os azulejos originais do artista Patrick Swift e para a loja de cerâmica, onde as filhas do artista criaram um “mundo colorido de peixes e corujas, libélulas e flores colocadas em lamparinas e vasos de flores”.

Entre os pratos sugeridos estão a salada de salmão fumado e o bolo de cenoura.

Rei das Praias, Ferragudo

A sugestão para quem visita este incrível restaurante é começar por um “saboroso prato de presunto” e pelos “deliciosos queijos locais”, antes do prato principal que poderá ser um “robalo ou dourada acabada de pescar” e “acompanhado de um “fiozinho de azeite, salada de tomate e pepino e batata nova”.

Vila Joya Sea, Galé

Aqui o cardápio é mais para os fãs de comida japonese, oferecendo uma variedade de sushi, sashimi e nigiri. “Este é um pedaço do paraíso fora do radar”, indica o The Telegraph, que destaca ainda o “toque das facas do chef que pode ser ouvido ao som da melancólica música da guitarra portuguesa”.

Vista Restaurante, Portimão

Este incrível restaurante pode ser encontrado dentro do Bela Vista Hotel e desfruta de vistas magníficas para as areias douradas da Praia da Rocha. Vencedor de uma estrela Michelin, em 2018, o chef João Oliveira traz, assim, “um toque do seu norte de Portugal para o Algarve”.

Dunas Beach, Alvor

Continuando pelo Barlavento, chegamos a Alvor, onde encontramos o Dunas Beach. Este restaurante tem “pratos deliciosos” como “ostras locais, salada de polvo, frango grelhado ao piri-piri e uma variedade de saladas leves e picantes, como a Basilicata – um frango defumado com molho de mostarda e mel – e o memorável ceviche da casa, feito de camarão tigre, coentro e limão”.

Al Sud, Palmares Ocean Living & Golf, Odiáxere

Com vista para a baía de Lagos, o Al Sud é detentor de uma estrela Michelin e oferece petiscos deliciosos do chef Louis Anjos como ostras da ria de Alvor, milho de Monchique, amendoins de Aljezur e “os imperdíveis camarões vermelhos locais”. Jantar neste restaurante é fazer uma autêntica viagem gastronómica pelo Algarve.

Umami, Quinta do Lago

“Serviço elegante, design deslumbrante e comida verdadeiramente memorável”, assim o The Telegraph descreve o Umami, um restaurante asiático na Quinta do Lago. 

Este é o local ideal para apreciar o pôr do sol, ao mesmo tempo que desfruta de um sushi e uma panna corta de côco e gengibre.

Orta, Casa Mãe, Lagos

Aqui, o público jovem e cosmopolita delicia-se com “entrelaçados de beterraba ou couve crocante”. O “bife tártaro com ovo escalfado” é também uma das sugestões do jornal britânico, que se refere ao Orta como “uma alternativa divertida ao restaurante tradicional português.

Terra i Mar, Olhão

Na cidade conhecida por ter o “melhor mercado de peixe do Algarve” e, inevitavelmente, uma grande quantidade de “excelentes restaurantes”, o melhor, para o The Telegraph, é o Terra i Mar. 

A publicação refere mesmo que a “carta de vinhos e o menu refletem a paixão com que é gerido”, sugerindo para o jantar um robalo, dourada ou linguado.

The One, Tivoli Carvoeiro, Carvoeiro

Localizado no hotel Tivoli Carvoeiro, na bonita localidade de mesmo nome, o The One é um dos preferidos para o jornal britânico pelo seu lombo de bacalhau com ervilhas, amêndoas e linguiça de porco ibérico. 

Fica ainda a sugestão de experimentar a “excelente combinação de vinhos com base no melhor das vinhas de Portugal”.

Leia também: Possuir viatura elétrica em Portugal pode ser o melhor e o pior de dois mundos?

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa

12:20 17 Agosto, 2026 12:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Governo voltou a deixar aberta a possibilidade de novas medidas para pensionistas e contribuintes, mas há uma condição para que avancem

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Europe Direct Algarve Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Garrafa de água no tejadilho de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Descubra o significado deste sinal que poucos conhecem

18:00 17 Agosto, 2026 15:27 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar uma garrafa no tejadilho de um carro pode parecer estranho, mas este curioso sinal transmite uma mensagem que muitos condutores desconhecem

Economia Europa

‘Pensão antecipada’: jovens nascidos depois desta data vão começar a receber dinheiro para a reforma aos 6 anos neste país

21:00 17 Agosto, 2026 19:44 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Alemanha aprovou uma medida inédita que começa a preparar a reforma ainda na infância, com contribuições mensais do Estado para jovens entre os 6 e os 18 anos

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Praia de monte clérigo. Crédito: Freepik
Algarve

Conheça a praia no Algarve eleita a melhor da Europa onde todos os anos neste dia se dá um mergulho coletivo para trazer ‘boa sorte’

17:40 17 Agosto, 2026 15:40 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Praia algarvia distinguida como a melhor da Europa mantém uma tradição que junta moradores e visitantes num mergulho coletivo todos os anos.

Homem a abastecer o carro num posto de combustível.
Auto Economia

Depósito cheio sem esvaziar a carteira: descubra o método alemão e poupe vários euros por abastecimento

20:50 17 Agosto, 2026 18:22 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos ajustes na hora de abastecer podem permitir poupar dezenas de euros. Conheça o ‘método alemão’ que pode fazer diferença na carteira

Burla no parquímetro com códigos QR. Crédito: Foto AI
Auto Europa

Viu este código QR no parquímetro? Pode levá-lo a uma página falsa para roubar dados e dinheiro

20:30 17 Agosto, 2026 15:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Um esquema detetado na Europa usa códigos QR falsificados em máquinas de estacionamento para encaminhar condutores para sites fraudulentos

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Idoso com notas de euro na mão.
Nacional

Vem aí dinheiro extra para os pensionistas? Primeiro-ministro revelou que novo bónus e alívio no IRS estão em cima da mesa

12:20 17 Agosto, 2026 12:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Governo voltou a deixar aberta a possibilidade de novas medidas para pensionistas e contribuintes, mas há uma condição para que avancem

Algarve

Marinha acompanha procissão por mar entre a Baleeira e o Cabo de São Vicente

14:15 17 Agosto, 2026 12:55 17 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

A procissão marítima em honra de Nossa Senhora da Graça voltou a ligar o Porto da Baleeira ao Cabo de São Vicente com apoio da Marinha

Dia de chuva com trovoada.
Tempo

Massa de ar frio a caminho de Portugal traz chuva e trovoada a partir deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

12:00 17 Agosto, 2026 17:00 16 Agosto, 2026 | Luís Santos

Chuva e trovoada poderão regressar a Portugal na reta final de agosto, com maior incidência prevista em algumas regiões do interior

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Europe Direct Algarve, Nacional

Adeus reforma? União Europeia divulga que só garante os pagamentos de pensões até esta data

07:00 16 Agosto, 2026 19:15 15 Agosto, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Telemóvel a sobreaquecer. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech

Telemóvel aquece demasiado? Fabricantes recomendam desligar esta definição que ‘todos’ usam

18:20 17 Agosto, 2026 17:55 17 Agosto, 2026 | Daniel Fallows

Uma definição comum no telemóvel pode aumentar o calor durante o carregamento e acelerar o desgaste da bateria

Dia de chuva e vento fortes. Crédito: Foto AI
Tempo

Vem aí chuva intensa, trovoadas e rajadas fortes: mau tempo agrava-se neste dia e há possibilidade de granizo nestas regiões

09:00 17 Agosto, 2026 14:04 17 Agosto, 2026 | João Luís

Portugal prepara-se para um dia marcado por forte instabilidade, com risco de fenómenos intensos de chuva e vento em algumas regiões

Garrafa de água no tejadilho de um carro. Crédito: Freepik AI
Auto

Viu uma garrafa de água no tejadilho de um carro? Descubra o significado deste sinal que poucos conhecem

18:00 17 Agosto, 2026 15:27 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar uma garrafa no tejadilho de um carro pode parecer estranho, mas este curioso sinal transmite uma mensagem que muitos condutores desconhecem

Economia, Europa

‘Pensão antecipada’: jovens nascidos depois desta data vão começar a receber dinheiro para a reforma aos 6 anos neste país

21:00 17 Agosto, 2026 19:44 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Alemanha aprovou uma medida inédita que começa a preparar a reforma ainda na infância, com contribuições mensais do Estado para jovens entre os 6 e os 18 anos

Rissóis.
Algarve

“Caminho para a felicidade”: casal prova rissóis com um recheio ‘surpreendente’ que se compram na praça desta vila no Algarve

10:10 17 Agosto, 2026 09:17 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Banca de peixe e marisco numa vila piscatória no Algarve tornou-se conhecida por vender rissóis com recheios pouco habituais

Praia de monte clérigo. Crédito: Freepik
Algarve

Conheça a praia no Algarve eleita a melhor da Europa onde todos os anos neste dia se dá um mergulho coletivo para trazer ‘boa sorte’

17:40 17 Agosto, 2026 15:40 17 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Praia algarvia distinguida como a melhor da Europa mantém uma tradição que junta moradores e visitantes num mergulho coletivo todos os anos.

Homem a abastecer o carro num posto de combustível.
Auto, Economia

Depósito cheio sem esvaziar a carteira: descubra o método alemão e poupe vários euros por abastecimento

20:50 17 Agosto, 2026 18:22 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Pequenos ajustes na hora de abastecer podem permitir poupar dezenas de euros. Conheça o ‘método alemão’ que pode fazer diferença na carteira

Burla no parquímetro com códigos QR. Crédito: Foto AI
Auto, Europa

Viu este código QR no parquímetro? Pode levá-lo a uma página falsa para roubar dados e dinheiro

20:30 17 Agosto, 2026 15:13 17 Agosto, 2026 | João Luís

Um esquema detetado na Europa usa códigos QR falsificados em máquinas de estacionamento para encaminhar condutores para sites fraudulentos

Reformada a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Com 800€ de pensão não chego ao fim do mês”: Antonia tem 65 anos com 28 de descontos, foi obrigada a deixar de trabalhar antes do tempo e diz que a sua pensão é “injusta”

18:50 15 Agosto, 2026 17:54 15 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Com 28 anos de descontos e muitos outros anos a trabalhar sem estar inscrita na Segurança Social, esta espanhola recebe 800 euros de pensão e diz ser insuficiente

Onda gigante. Crédito: Freepik AI
Algarve

Se houver um sismo de grande magnitude no Algarve (e possível tsunami) estas zonas serão as mais afetadas

20:00 16 Agosto, 2026 13:17 17 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Algarve é uma das regiões portuguesas com maior risco de sismo e de consequente tsunami

Carro com matrícula do Corpo Diplomático.
Auto

Viu um carro com uma matrícula destas? Conheça o significado dos três primeiros números e saiba quem vai ao volante

12:20 14 Agosto, 2026 11:17 14 Agosto, 2026 | Miguel Frazão

Matrículas diplomáticas e de funcionários em missão internacional têm códigos que deixam identificar a função e o país representado

Juíza a ler sentença. Crédito: Freepik
Economia, Europa

Duas idosas herdaram 937.000 euros de sobrinho que morreu aos 54 anos sem deixar testamento mas nenhuma quis o dinheiro: tribunal entregou fortuna ao primo

19:30 16 Agosto, 2026 18:51 12 Agosto, 2026 | João Luís

Ausência de testamento fizeram uma fortuna próxima de um milhão de euros chegar a familiares que não contavam recebê-la: justiça irlandesa resolveu

Últimas Notícias

  • ‘Pensão antecipada’: jovens nascidos depois desta data vão começar a receber dinheiro para a reforma aos 6 anos neste país
    ‘Pensão antecipada’: jovens nascidos depois desta data vão começar a receber dinheiro para a reforma aos 6 anos neste país
  • Depósito cheio sem esvaziar a carteira: descubra o método alemão e poupe vários euros por abastecimento
    Depósito cheio sem esvaziar a carteira: descubra o método alemão e poupe vários euros por abastecimento
  • Viu este código QR no parquímetro? Pode levá-lo a uma página falsa para roubar dados e dinheiro
    Viu este código QR no parquímetro? Pode levá-lo a uma página falsa para roubar dados e dinheiro
  • Antonieta viveu 9 anos com o companheiro e vê Segurança Social recusar-lhe direito a pensão de viuvez de 2.694€: tribunal teve decisão final
    Antonieta viveu 9 anos com o companheiro e vê Segurança Social recusar-lhe direito a pensão de viuvez de 2.694€: tribunal teve decisão final
  • Tem um prazo fiscal em agosto? Há uma regra especial que muitos portugueses desconhecem
    Tem um prazo fiscal em agosto? Há uma regra especial que muitos portugueses desconhecem

Opinião

  • Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
    Quando o stress se sente na pele | Por Isabel Duarte
  • Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
    Antes que caiam as paredes | Por Ana Alexandra Resende
  • O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay
    O Algarve não tem falta de trabalhadores. Tem falta de carreiras | Por João Pirbhay

Europe Direct Algarve

  • Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
    Erasmus+ leva docente de Olhão a Cracóvia para formação sobre tecnologias digitais e inclusão
  • Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
    Novas regras para veículos já estão em vigor na União Europeia: saiba o que muda a partir de agora
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento