O Algarve com os seus mais de 150 quilómetros de costa, tornou-se um dos destinos mais visitados do mundo. As características praias de areia branca, paisagens impressionantes de falésias e bonitas aldeias piscatórias fazem com que quem visita a região algarvia possa desfrutar de uma grande variedade de destinos. Mas para além dos seus pontos mais conhecidos, o Algarve possui recantos mágicos que poucos conhecem ou que estão escondidos, um deles é uma “ilha escondida”, como nos conta o jornal espanhol Infobae.
A mesma fonte refere que a “ilha escondida” é a Ilha da Fuzeta e apresenta-se como um “refúgio de paz e beleza natural, atraindo aqueles que procuram um local longe da agitação turística característica de outras áreas do Algarve. Este pequeno paraíso, acessível a partir da vila de Fuzeta, no município de Olhão, oferece aos seus visitantes uma experiência única onde a natureza, a cultura e a tranquilidade se entrelaçam. A ilha está dotada de extensas praias de areia fina e águas transparentes, que convidam ao descanso e à contemplação”.
Nesta ilha, em contraste com destinos mais concorridos, “respira-se um ar de exclusividade e serenidade, onde cada espaço parece reservado para oferecer aos visitantes um momento de ligação pessoal com o ambiente. Isto é particularmente apreciado numa época em que o turismo de massas saturou muitos destinos costeiros europeus”, refere ainda o Infobae.
A escrever sobre o Parque Natural da Ria Formosa que engloba a ilha, o jornal espanhol fala sobre “os seus cenários impressionantes e rica biodiversidade. A conservação deste ecossistema é prioritária, por isso as atividades na ilha estão focadas no ecoturismo. Os amantes da natureza podem desfrutar de atividades como a observação de aves, pois a região é um importante ponto de passagem e nidificação para numerosas espécies migratórias. Além disso, os passeios de caiaque pelos canais da marisma oferecem uma maneira única de explorar a rica flora e fauna do local”.
Já quanto à vila da Fuzeta, o Infobae declara-a como “uma das mais bonitas do Algarve. Com um marcado caráter piscatório, a localidade situa-se no final da Ria Formosa, proporcionando uma imagem impressionante com a ria de um lado e o oceano Atlântico do outro. A partir do porto desta vila, é possível chegar à ilha e desfrutar de um dia tranquilo de praia num ambiente natural impressionante. Ao mesmo tempo, podem-se contemplar construções como a estação salva-vidas da Fuzeta”.
Leia também: Fica no Algarve o paraíso que é alternativa às Maldivas ou Caraíbas