João Saraiva, poeta nascido no século XIX, não poderia ter sido mais assertivo ao descrever Cinfães como “a amena região onde em favores os deuses se esmeram”. Esta vila, aninhada no distrito de Viseu, ostenta uma natureza exuberante e intocada, que se estende desde as montanhas até às margens do rio Douro. Uma das melhores formas de explorar esta beleza é através dos inúmeros trilhos pedestres que serpenteiam pela região, entre as quais se inclui o parque que é autêntico paraíso natural, do qual lhe falaremos em seguida com o apoio da NiT.
Na freguesia de São Cristóvão, mais precisamente na confluência do ribeiro Sampaio com o Douro, encontra-se um verdadeiro “pequeno paraíso natural”. Situado nas proximidades da Barragem do Carrapatelo, o Parque de Lazer do Ribeiro Sampaio, muitas vezes esquecido, revela uma beleza singular. Com cascatas, lagoas, moinhos, uma praia fluvial, um percurso pedestre e um parque de merendas, este local é um convite ao relaxamento e à aventura, estando a uma curta distância da estrada nacional que liga Cinfães a Marco de Canaveses.
Ao chegar ao parque de estacionamento, o visitante depara-se com um fontanário e uma pequena praia fluvial. No entanto, é um pouco mais abaixo que se encontra o verdadeiro tesouro: a lagoa e o parque de merendas, que servem de ponto de partida para um trilho com cerca de um quilómetro de extensão.
A poucos metros, a cascata do Ribeiro Sampaio revela toda a sua majestade. “Nascendo na serra do Montemuro, a cerca de mil metros de altitude, o ribeiro de Sampaio desagua no Douro, após percorrer um trajeto repleto de declives acentuados”, explica o site da Montanhas Mágicas, uma marca turística que engloba uma vasta região montanhosa do centro e norte de Portugal.
A queda de água, formada há cerca de dois milhões de anos devido a um fenómeno geológico conhecido como knickpoint, é envolvida por uma paisagem verdejante que convida à contemplação. Uma pequena ponte de madeira, estrategicamente posicionada, permite uma vista privilegiada sobre a cascata e os bosques que a circundam.
Ao longo do percurso por este paraíso, o visitante encontrará vários moinhos de água antigos, testemunhas de um passado rural. Um dos pontos mais fotogénicos é o Baloiço do Sampaio, um simples assento de madeira suspenso numa árvore, que oferece uma vista única sobre a cascata.
A cascata do Ribeiro Sampaio integra a Rota da Água e da Pedra, um trilho criado pela Montanhas Mágicas que valoriza o património natural e cultural relacionado com estes elementos. Este roteiro inclui nove percursos e 114 pontos de interesse, sendo a cascata parte do itinerário D, dedicado ao Douro.
A cerca de dez minutos a pé da cascata, encontra-se o parque de campismo Welcome Douro, uma excelente opção para quem deseja prolongar a sua estadia. Inaugurado em 2020, este espaço oferece diversas opções de alojamento, desde tendas a bungalows, e dispõe de um spa, piscina e ginásio.
O Parque de Lazer do Ribeiro Sampaio é um convite à descoberta de um dos recantos mais belos de Cinfães. Se procura um refúgio tranquilo e em contacto com a natureza, este é o local ideal.
Leia também: Conheça o vinho que vale ouro no estrangeiro e em Portugal não chega a 8€