Com uma forma muito peculiar, em formato de concha, esta praia é frequentemente descrita como um verdadeiro paraíso para famílias, uma opinião que se mantém desde a nomeação feita pelo guia de praias de 2015 da eDreams. Visitantes de todas as idades continuam a concordar com esta avaliação. De acordo com o site de reservas de viagens e hotéis, a baía é “natural de águas claras e tranquilas, e rodeada por diversas lojas e restaurantes, oferece condições ideias para um dia relaxado em família”, escreve a VERSA.
A baía de São Martinho no Porto é o local perfeito para famílias inteiras – primos, irmãos, tios e avós – que se reúnem nas tradicionais barraquinhas de praia, usadas tanto para guardar pertences num dia de calor como para se abrigarem nos dias nublados típicos da região Oeste, que pedem agasalho.
Apesar de algumas características que a distinguem das restantes praias da região, como o mar azul e calmo, ideal para crianças e para adultos que preferem águas sem ondas agressivas, para além da sua forma bastante peculiar, a baía de São Martinho do Porto também conta com um extenso areal protegido dos fortes ventos pelas arribas naturais. A única coisa que falta é a água quente.
Conhecida também como Concha, a baía de São Martinho do Porto é frequentemente considerada uma das praias mais bonitas de Portugal. Esta beleza resulta do progressivo assoreamento de uma antiga lagoa, onde o Oceano Atlântico aflui entre os Morros do Farol e de Sant’Ana.
A baía possui ainda uma característica muito particular: o limo, ou alga vermelha, que pode ser apanhada entre 15 de junho e 15 de novembro para ser usada na indústria farmacêutica. Esta alga é também responsável pelo cheiro característico e único da praia.
A beleza secular da baía inspirou a visita de vários monarcas, incluindo o Rei D. Carlos, que terá afirmado: “Tenho viajado muito em Portugal e no estrangeiro, mas não conheço nada mais lindo do que São Martinho do Porto”.
Localizada no concelho de Alcobaça, a 13 km da Nazaré, a praia de São Martinho do Porto é rodeada por uma marginal cheia de lojas, esplanadas, bares e restaurantes, todos especializados em peixe e marisco, proporcionando uma experiência completa e agradável para os visitantes.
Leia também: Já conhece o sinal de trânsito H33c? É novo e se o vir terá mesmo que pagar