Aqui em Portugal, estamos sempre em busca das melhores praias, onde o mar se apresenta num azul límpido e a areia é branca e fina. Frequentemente, deparamo-nos com verdadeiros paraísos que poderiam facilmente situar-se na Grécia ou em Bali. Desta vez, a nossa viagem leva-nos até ao Alentejo, mais concretamente à praia da Samoqueira, em Porto Covo. Esta praia, de beleza ímpar e selvagem, é considerada por muitos como uma das mais deslumbrantes do país, como escreve o IOL.
O extenso areal da Samoqueira serpenteia por entre as reentrâncias da falésia, oferecendo sempre espaço para mais um guarda-sol. As formações rochosas que emergem do mar azul contribuem para acalmar as águas. Em momentos de maré baixa, formam-se pequenas piscinas naturais ao longo da praia, convidando a refrescantes mergulhos para mitigar o calor intenso.
Esta praia permanece, ainda, um paraíso por explorar. Contudo, isto significa que não é a escolha ideal para quem procura a conveniência de um bar de praia ou a facilidade de casas de banho junto ao areal. Por enquanto, tais comodidades ainda não chegaram à encantadora Samoqueira.
Há, porém, boas notícias. Este ano, a praia conta com vigilância, pelo menos em parte do seu extenso areal.
A Samoqueira foi alvo de requalificação há poucos anos, dispondo agora de um parque de estacionamento. O acesso faz-se através de escadas de madeira que descem pela falésia escarpada, revelando gradualmente os encantos desta jóia alentejana.
Considerada, pelos que a visitam, uma das mais belas praias do mundo (pelo cenário divino que nos envolve e acaricia). Intimista, serpenteia por entre os recortes na falésia oferecendo águas esmeralda, num ambiente paradisíaco.
Grutas, ilhéus, piscinas naturais e uma cascata de água doce completam um cenário místico que encanta e cativa. Não há palavras que a descrevam; não há foto que a dignifique – perante a magnitude do visualizado e no sentido de um dia ali passado.
Leia também: Nesta praia portuguesa a água é tão quente que pode chegar aos 40ºC