Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Foto APA | DR
Algarve, Europe Direct Algarve, Nacional, Opinião

Que balanço ambiental se pode fazer à data de hoje? | Editorial

O balanço ambiental atual revela avanços significativos e desafios persistentes. No Algarve, a erosão costeira e a seca extrema evidenciam a necessidade urgente de novas ações ambientais eficazes

11:33 30 Outubro, 2024 00:56 30 Outubro, 2024 | Henrique Dias Freire
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O mais recente Relatório do Estado do Ambiente (REA) de 2024, divulgado pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), apresenta-nos um retrato complexo do estado ambiental do nosso país. Enquanto celebramos progressos significativos em determinadas áreas, somos também confrontados com desafios persistentes que exigem ação imediata.

Por um lado, é encorajador observar o impressionante aumento da área agrícola em produção biológica, que triplicou nos últimos cinco anos, atingindo 759.977 hectares em 2022. Este crescimento demonstra um compromisso crescente com práticas agrícolas sustentáveis e uma resposta positiva às exigências ambientais e de saúde pública. A par disso, a produção aquícola aumentou 5,3% em 2021 face a 2020, sinalizando um desenvolvimento promissor deste setor.

O crescente interesse pela natureza é outro ponto positivo. Em 2023, quase 398 mil pessoas visitaram áreas protegidas, um aumento de 4,5% em relação a 2022. Este envolvimento reforça a importância da conservação da biodiversidade e do uso sustentável dos ecossistemas, fundamentais para o nosso bem-estar e para as gerações futuras.

HENRIQUE DIAS FREIRE
Diretor do Postal do Algarve
O balanço ambiental atual revela avanços significativos e desafios persistentes. No Algarve, a erosão costeira e a seca extrema evidenciam a necessidade urgente de novas ações ambientais eficazes

No âmbito da energia e clima, Portugal continua a dar passos firmes. As emissões de gases com efeito de estufa diminuíram 26,3% em 2022 face a 1990 e 43,7% face a 2005. Além disso, 61% da energia elétrica produzida em 2022 teve origem em fontes renováveis, evidenciando o potencial do país em liderar a transição energética.

Contudo, não podemos ignorar as áreas onde os resultados estão aquém do desejado. A produção total de resíduos urbanos aumentou 0,7% em 2022, correspondendo a 1,4 quilos diários por habitante. A taxa de reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos atingiu apenas 27% em 2021, muito abaixo da meta de 65%. Estes números sublinham a necessidade urgente de melhorar a gestão de resíduos e de promover uma maior consciência ambiental.

A problemática do lixo marinho é igualmente alarmante. Para cumprir os limites estabelecidos pela União Europeia, Portugal terá de reduzir em 95% a quantidade de lixo presente nas praias, onde 95% dos resíduos são polímeros artificiais, principalmente plásticos. Este desafio exige uma resposta coordenada de todos os setores da sociedade.

Os riscos ambientais também se intensificam. A erosão costeira afeta 415 quilómetros do litoral, com uma perda de 13,5 km² de território entre 1958 e 2023. No Algarve, esta realidade tem impacto direto na economia local, fortemente dependente do turismo.

Adicionalmente, a suscetibilidade à desertificação aumentou 22% entre 1960 e 2010, com 58% do território continental em risco. Em 2023, o Baixo Alentejo e o Algarve enfrentaram seca meteorológica durante todo o ano, com períodos de seca severa a extrema entre abril e agosto. Estes fenómenos, aliados ao facto de 2023 ter sido o segundo ano mais quente desde 1931, são um alerta claro sobre as consequências das alterações climáticas.

A qualidade do ar permanece uma preocupação, com níveis de dióxido de azoto a excederem os valores limite em Lisboa e Entre Douro e Minho. Além disso, apenas metade das massas de água atingiu um bom estado em 2021, indicando desafios persistentes na gestão dos recursos hídricos.

Perante este panorama, que balanço ambiental podemos fazer à data de hoje? É evidente que Portugal tem feito progressos notáveis em áreas cruciais, mas os desafios que persistem não podem ser ignorados. É fundamental que autoridades, empresas e cidadãos unam esforços para consolidar as conquistas alcançadas e enfrentar os problemas que persistem. O futuro ambiental do nosso país depende das decisões e ações que tomarmos agora.

Leia também: O sofrimento na espera – O falhanço do SNS na resposta oncológica | Editorial

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a tomar conta do seu cão que se encontra doente. Crédito: Foto AI
Animais Economia Nacional

Se o seu cão ficar doente, pode faltar ao trabalho? Saiba se o dia é pago

11:10 26 Junho, 2026 11:06 26 Junho, 2026 | João Luís

A doença de um animal de companhia pode obrigar o dono a reorganizar o dia: saiba se o dia é pago no caso de ter de faltar ao trabalho

Algarve

Silves vê praias distinguidas pela qualidade, acessibilidade e excelência ambiental

11:00 26 Junho, 2026 10:54 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Galardões reconhecem a qualidade da água, segurança, acessibilidade e educação ambiental nas praias de Silves

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve Gastronomia

A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin

07:15 26 Junho, 2026 06:51 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Brito recebe Alexandre Silva, Rui Sequeira, Shirley Alves e Dieter Koschina numa noite gastronómica especial

Algarve Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Ruy de Carvalho.
Cultura Nacional

Ator Ruy de Carvalho tem 99 anos e vai receber a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa

10:40 26 Junho, 2026 17:51 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Câmara Municipal de Lisboa aprovou a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Ruy de Carvalho, reconhecendo uma carreira de 85 anos

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Portuguesa detida em Bali.
Mundo Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Mulher a tomar conta do seu cão que se encontra doente. Crédito: Foto AI
Animais, Economia, Nacional

Se o seu cão ficar doente, pode faltar ao trabalho? Saiba se o dia é pago

11:10 26 Junho, 2026 11:06 26 Junho, 2026 | João Luís

A doença de um animal de companhia pode obrigar o dono a reorganizar o dia: saiba se o dia é pago no caso de ter de faltar ao trabalho

Algarve

Silves vê praias distinguidas pela qualidade, acessibilidade e excelência ambiental

11:00 26 Junho, 2026 10:54 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Galardões reconhecem a qualidade da água, segurança, acessibilidade e educação ambiental nas praias de Silves

Trovoada.
Tempo

Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias

10:50 26 Junho, 2026 10:48 26 Junho, 2026 | João Luís

Julho costuma ser sinónimo de sol e calor, mas as previsões apontam para alguns dias com maior risco de chuva e trovoadas em Portugal

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Algarve, Gastronomia

A Ver Tavira celebra 5.º aniversário com jantar exclusivo de chefs Michelin

07:15 26 Junho, 2026 06:51 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Luís Brito recebe Alexandre Silva, Rui Sequeira, Shirley Alves e Dieter Koschina numa noite gastronómica especial

Algarve, Economia

Lefties abre no AlgarveShopping a maior loja da marca no Algarve

08:05 26 Junho, 2026 08:09 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Espaço reúne moda para toda a família e aposta em tecnologia para melhorar a experiência de compra

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Ruy de Carvalho.
Cultura, Nacional

Ator Ruy de Carvalho tem 99 anos e vai receber a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa

10:40 26 Junho, 2026 17:51 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Câmara Municipal de Lisboa aprovou a atribuição da Medalha de Honra da Cidade a Ruy de Carvalho, reconhecendo uma carreira de 85 anos

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro

07:45 26 Junho, 2026 08:28 26 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"As instituições manifestaram o seu compromisso em colocar a cultura no centro do projeto europeu, protegendo e promovendo a liberdade artística, a diversidade cultural, a inclusão e condições justas para os artistas"

Algarve, ANUNCIAR

Sunset Secrets regressam ao Castelo de Silves com música, gastronomia e animação ao pôr do sol

07:00 25 Junho, 2026 06:38 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Mirage People abrem a edição deste ano dos Sunset Secrets, num programa que inclui mais quatro concertos até 30 de julho

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Pensionistas felizes. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Julho traz dinheiro extra para pensionistas: saiba quando chega o pagamento à conta

09:58 23 Junho, 2026 09:58 23 Junho, 2026 | João Luís

O pagamento de julho chega com um reforço importante para muitos pensionistas. Veja a data prevista e os valores

Xuxas. Crédito: DR
Nacional

Traficante português Xuxas quer sair da prisão: este é o plano

14:34 25 Junho, 2026 19:23 25 Junho, 2026 | João Luís

O traficante português Rúben Oliveira, conhecido como Xuxas, foi condenado a 20 anos de prisão, mas tenta agora reduzir a pena

Portuguesa detida em Bali.
Mundo, Nacional

“Um crime de segurança nacional”: portuguesa de 47 anos é apanhada com 50 munições em Bali e arrisca pena ‘severa’

08:23 25 Junho, 2026 08:12 25 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Portuguesa foi detida no aeroporto de Bali com 50 munições na bagagem e a lei local prevê penas que podem chegar à pena de morte

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Últimas Notícias

  • João Alexandre Gago Viegas eleito coordenador da Iniciativa Liberal Faro
    João Alexandre Gago Viegas eleito coordenador da Iniciativa Liberal Faro
  • Se o seu cão ficar doente, pode faltar ao trabalho? Saiba se o dia é pago
    Se o seu cão ficar doente, pode faltar ao trabalho? Saiba se o dia é pago
  • Silves vê praias distinguidas pela qualidade, acessibilidade e excelência ambiental
    Silves vê praias distinguidas pela qualidade, acessibilidade e excelência ambiental
  • Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias
    Vai de férias em julho? Previsão aponta para chuva e trovoadas nestes dias
  • Ator Ruy de Carvalho tem 99 anos e vai receber a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa
    Ator Ruy de Carvalho tem 99 anos e vai receber a Medalha de Honra da Cidade de Lisboa

Opinião

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

Europe Direct Algarve

  • Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
    Um acordo histórico, a Europa coloca a Cultura em primeiro lugar | Por João Palmeiro
  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal