Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Supera-te
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Freepik
Vida & Lazer

Conheça as bebidas que pode levar consigo num voo da Ryanair mas não pode consumir durante a viagem

Apesar de poder levar estas bebidas consigo na cabine do avião, não é possível consumi-las durante todo o voo

14:50 25 Junho, 2025 14:37 25 Junho, 2025 | Miguel Frazão
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Em contexto de viagem aérea, há um detalhe que continua a gerar dúvidas entre passageiros. É possível transportar comida e bebidas no avião, mas existem restrições quanto ao que pode ser consumido durante o voo. Uma delas envolve uma das bebidas mais procuradas por quem quer relaxar a bordo, especialmente em voos de média ou longa duração.

A cerveja, o vinho ou outras bebidas alcoólicas podem ser transportadas na bagagem, desde que adquiridas em locais autorizados após o controlo de segurança. No entanto, segundo esclarece a companhia aérea Transavia, o consumo destas bebidas trazidas pelos passageiros está expressamente proibido durante o voo.

Pode levar, mas não pode consumir

De acordo com a Transavia, bebidas alcoólicas compradas após o controlo de segurança podem ser levadas para o avião, mas apenas as bebidas alcoólicas servidas a bordo estão autorizadas para consumo. O transporte é permitido, mas a abertura e ingestão do conteúdo não o são.

Segundo a mesma fonte, esta regra aplica-se independentemente da quantidade ou do tipo de bebida. Mesmo que o passageiro transporte apenas uma pequena garrafa adquirida numa loja Duty Free, o seu consumo só será possível se autorizado e servido pela tripulação. Esta medida aplica-se em muitas companhias aéreas, nomeadamente a Transavia, Ryanair, TAP e easyJet.

O álcool e a altitude não combinam

A razão por trás desta limitação vai além de questões de segurança operacional. Em declarações ao Viral Check, Paulo Carrola, coordenador do Núcleo de Estudos das Doenças do Fígado da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), afirma que “a sensação de embriaguez num voo é mais elevada do que no solo, para a mesma quantidade de álcool, devido à pressurização das cabines”.

Explica o mesmo site que, com níveis mais baixos de oxigénio a bordo, o organismo absorve menos oxigénio, o que potencia os efeitos do álcool. Esta condição, conhecida como hipoxia, é semelhante aos sintomas provocados por consumo excessivo de álcool, como tonturas e alteração do estado de consciência.

Um copo no ar equivale a dois em terra?

Embora não haja uma equivalência exata, escreve o Viral Check que há passageiros que relatam uma sensação de embriaguez mais rápida e intensa quando bebem em altitude. O ambiente seco da cabine, conjugado com os efeitos diuréticos do álcool, contribui para uma desidratação acelerada, o que pode agravar os efeitos sentidos.

Acrescenta a publicação que este contexto pode levar a uma percepção errada da quantidade ingerida e do impacto no organismo, com consequências para a saúde durante e após o voo.

Recomendamos: Viu uma garrafa de água numa esquina ou junto à porta de uma casa? Saiba o que significa e descubra como pode ser (muito) útil

Riscos mais do que teóricos

Para além dos efeitos imediatos, o consumo de bebidas alcoólicas durante os voos pode acarretar riscos adicionais. Segundo Paulo Carrola, “o consumo de bebidas alcoólicas não é recomendado nos voos ou fora deles”, apontando para um aumento do risco de eventos cardiovasculares, entre outras complicações.

Conforme a mesma fonte, há ainda registos de associação entre álcool em voo e maior risco de tromboembolismo venoso, resultado da formação de coágulos sanguíneos. A desidratação, favorecida pelo ar seco da cabine e agravada pelo álcool, pode estar entre os fatores que contribuem para este fenómeno.

Um alerta mais abrangente

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também emite alertas sobre o consumo de álcool em geral. A entidade afirma que “nenhum nível de consumo de álcool é seguro para a saúde”, destacando a sua relação com doenças do fígado, cardíacas e vários tipos de cancro.

Refere a mesma fonte que há ainda impactos ao nível da saúde mental, incluindo ansiedade e perturbações associadas ao consumo de álcool. Em casos mais graves, segundo o site do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD), pode ocorrer coma ou morte por depressão cardiorrespiratória.

Estudos apontam para efeitos combinados

Um estudo citado pelo Viral Check em junho do último ano avaliou os efeitos da combinação de álcool e hipoxia durante o voo. Os resultados revelaram que esta interação reduziu a qualidade do sono, afetou o sistema cardiovascular e prolongou a duração da hipoxemia, ou seja, níveis reduzidos de oxigénio no sangue.

Sublinha a mesma fonte que os efeitos são mais significativos em passageiros com condições médicas pré-existentes, mas podem afetar qualquer pessoa, especialmente em voos longos.

Regras para alimentos e líquidos

No que respeita a alimentos, a Transavia permite transportar sandes, bolachas ou saladas, desde que em estado sólido. Produtos líquidos, como sopas ou molhos, devem ser acondicionados em frascos de até 100 mililitros e colocados em sacos plásticos transparentes com capacidade máxima de um litro.

Para bebés, conforme a mesma fonte, não se aplicam estas restrições. É possível levar toda a quantidade necessária de comida para o voo, sem necessidade de frascos específicos ou sacos plásticos separados.

Leia também: Agora é ‘a sério’: Ryanair já começou a penalizar este ‘detalhe’ a bordo com multas que podem ser (bem) superiores a 500€

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 26 Abril, 2026 15:32 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 27 de abril a 3 de maio

Algarve Cultura Gastronomia

Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir

10:00 26 Abril, 2026 15:39 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga, entre 14 e 16 de maio, com música, etnografia e gastronomia

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 13:09 24 Abril, 2026 | João Luís

O Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia Europa Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Gastronomia

Aviso de médico: não deve mesmo continuar a guardar o azeite na sua despensa e estes são os motivos

17:50 26 Abril, 2026 13:10 26 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um gesto banal em muitas cozinhas portuguesas pode estar a afetar a qualidade do azeite virgem extra sem que a maioria das pessoas se aperceba

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a potes e trovoadas vão ‘atacar’ Portugal: o céu não vai dar tréguas nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

14:50 26 Abril, 2026 18:16 26 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A chuva regressa em força nos próximos dias, com períodos de precipitação intensa e trovoadas em várias regiões do país

Algarve

Cordão humano e marcha de pescadores contestam dessalinizadora em Albufeira

09:50 26 Abril, 2026 09:45 26 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O presidente da Câmara de Albufeira juntou-se ao protesto e prometeu recorrer aos meios legais para travar a obra tal como está prevista

Algarve Cultura Gastronomia

Monte Gordo recebe festival que cruza fogo, música e cultura no Dia do Trabalhador

08:00 26 Abril, 2026 12:24 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival gastronómico aposta na tradição do fogo em Monte Gordo, reunindo chefs algarvios, música e produtos locais no dia 1 de maio

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Torneira a pingar água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados em Portugal e estas vão ser as regiões afetadas

06:00 26 Abril, 2026 15:32 24 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários municípios portugueses já têm cortes e condicionamentos no abastecimento de água programados para a semana de 27 de abril a 3 de maio

Algarve, Cultura, Gastronomia

Tradição e cultura marcam Festa da Espiga em Salir

10:00 26 Abril, 2026 15:39 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Salir prepara três dias de tradição e cultura com a 59.ª Festa da Espiga, entre 14 e 16 de maio, com música, etnografia e gastronomia

Praia Nissi no Chipre. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Reformados são chamados de volta ao trabalho para evitar o caos neste país da Europa

07:10 26 Abril, 2026 21:07 25 Abril, 2026 | Luís Santos

Perante a escassez de trabalhadores, este país recorre a reformados para regressarem ao trabalho e manter o setor turístico a funcionar

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Segurança Social vai suspender estas pensões a quem não cumprir estes requisitos até esta data

17:00 25 Abril, 2026 15:00 25 Abril, 2026 | Rubén Gonçalves

Veja se está na lista de visados da Segurança Social e quais os requisitos que não pode falhar

Mulher a tirar dinheiro da carteira. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Vem aí uma nova prestação social e pode ‘dar uma folga’ à sua carteira: Governo esclarece quem poderá receber

08:30 26 Abril, 2026 13:09 24 Abril, 2026 | João Luís

O Governo já deu mais detalhes sobre a nova prestação social. Descubra quem pode beneficiar e quando pode avançar

Megatúnel subaquático em construção. Crédito: Foto AI
Economia, Europa, Mundo

Megatúnel subaquático de 42 km de extensão e 475 m de profundidade vai unir 2 países ‘aqui ao lado’ e esta será a sua localização

09:30 26 Abril, 2026 16:50 23 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Este projeto de um megatúnel subaquático, pensado entre estes dois países desde 1980, teve avanços em 2025 mas a data do início da obra ainda não é oficial

Gastronomia

Aviso de médico: não deve mesmo continuar a guardar o azeite na sua despensa e estes são os motivos

17:50 26 Abril, 2026 13:10 26 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

Um gesto banal em muitas cozinhas portuguesas pode estar a afetar a qualidade do azeite virgem extra sem que a maioria das pessoas se aperceba

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva a potes e trovoadas vão ‘atacar’ Portugal: o céu não vai dar tréguas nestes dias e estas serão as regiões mais afetadas

14:50 26 Abril, 2026 18:16 26 Abril, 2026 | Tiago Alcobia

A chuva regressa em força nos próximos dias, com períodos de precipitação intensa e trovoadas em várias regiões do país

Algarve

Cordão humano e marcha de pescadores contestam dessalinizadora em Albufeira

09:50 26 Abril, 2026 09:45 26 Abril, 2026 | Henrique Dias Freire

O presidente da Câmara de Albufeira juntou-se ao protesto e prometeu recorrer aos meios legais para travar a obra tal como está prevista

Algarve, Cultura, Gastronomia

Monte Gordo recebe festival que cruza fogo, música e cultura no Dia do Trabalhador

08:00 26 Abril, 2026 12:24 21 Abril, 2026 | Cristina Mendonça

Festival gastronómico aposta na tradição do fogo em Monte Gordo, reunindo chefs algarvios, música e produtos locais no dia 1 de maio

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik AI
Economia, Europe Direct Algarve

Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data

06:00 25 Abril, 2026 17:10 25 Abril, 2026 | João Luís

A União Europeia esclarece até quando estão garantidas as pensões em Portugal e há um detalhe que pode preocupar

Espada-de-São-Jorge. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Tem espadas-de-São-Jorge em casa? Há locais onde nunca as deve colocar

11:30 23 Abril, 2026 11:34 23 Abril, 2026 | Francisco Ferreira

Associada à proteção no Feng Shui, a espada-de-São-Jorge não é consensual em todas as divisões e há zonas onde convém pensar melhor

Chuva e trovoada numa cidade portuguesa. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva intensa e trovoadas não vão ‘largar’ Portugal nestas datas e estas serão as regiões afetadas

14:10 25 Abril, 2026 13:53 25 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Os próximos dias em Portugal vão ser marcados por instabilidade em algumas regiões, com chuva e trovoadas a acompanhar a subida das temperaturas

Ilha de Formentera. Crédito: Freepik
Europa, Vida & Lazer

Ilha paradisíaca ‘pacífica’ fica a 2 horas de Portugal e tem praias de água cristalina com água quase a 30 ºC

17:00 22 Abril, 2026 16:12 22 Abril, 2026 | Gonçalo Viegas

Com praias de águas cristalinas que chegam quase aos 30 ºC, esta ilha a cerca de 2 horas de Portugal pode ser uma opção a considerar para as suas próximas férias

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos e convém saber onde ficam

08:20 25 Abril, 2026 18:51 23 Abril, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Automóvel com a matrícula cor de rosa.
Auto, Europa

Carros com matrícula desta cor já estão a circular nas estradas: saiba o que significa

08:50 25 Abril, 2026 10:29 23 Abril, 2026 | Miguel Frazão

França lançou novas matrículas temporárias cor-de-rosa para facilitar a identificação imediata de veículos irregulares nas estradas

Últimas Notícias

  • Roupa com cheiro a humidade depois da lavagem? Antes de culpar o detergente, verifique este detalhe da máquina
    Roupa com cheiro a humidade depois da lavagem? Antes de culpar o detergente, verifique este detalhe da máquina
  • Nem Lisboa, nem Porto: esta cidade portuguesa foi considerada a mais feliz do país e é a única no top 100 mundial
    Nem Lisboa, nem Porto: esta cidade portuguesa foi considerada a mais feliz do país e é a única no top 100 mundial
  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
  • Vem aí um jato polar: bom tempo em Portugal vai ser “sol de pouca dura” e frio deve chegar já neste dia
    Vem aí um jato polar: bom tempo em Portugal vai ser “sol de pouca dura” e frio deve chegar já neste dia
  • Aviso de médico: não deve mesmo continuar a guardar o azeite na sua despensa e estes são os motivos
    Aviso de médico: não deve mesmo continuar a guardar o azeite na sua despensa e estes são os motivos
  • Cidade portuguesa de onde muitos ‘fogem’ no verão é das melhores do mundo para conhecer a pé e ali come-se por 7,50€
    Cidade portuguesa de onde muitos ‘fogem’ no verão é das melhores do mundo para conhecer a pé e ali come-se por 7,50€

Opinião

  • Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
    Peregrinação em segurança | Por Mafalda Lopes
  • Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
    Acupuntura na primavera: uma aliada para alergias | Por Natália Roque
  • Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
    Projeto MARKATO Matera 2019, património cultural. Grécia e Itália unem forças | Por João Palmeiro
  • Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
    Dia Mundial do Livro: Audiolivro vs. livro físico – o fim de uma falsa dicotomia | Por Bruno Sambado
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
    O ano de 2026 trouxe novas regras ao volante: conheça as mudanças na carta de condução já em vigor na União Europeia
  • Adeus notas como as conhecemos: Banco Central Europeu prepara uma ‘revolução’ e estas serão as novas caras
    Adeus notas como as conhecemos: Banco Central Europeu prepara uma ‘revolução’ e estas serão as novas caras
  • Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
    Adeus reforma? União Europeia revela que só garante os pagamentos de pensões até esta data
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal