Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Mulher a tirar carne do frigorífico.
Mulher a tirar carne do frigorífico. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

ASAE aconselha: nunca coloque a carne e o peixe nesta prateleira do frigorífico

Forma como os alimentos são distribuídos no frigorífico pode reduzir o risco de contaminação e ajudar a manter carne e peixe em condições

12:10 6 Outubro, 2026 08:23 6 Outubro, 2026
Miguel FrazãoMiguel FrazãoJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Carne e peixe crus não devem ser colocados nas prateleiras intermédias do frigorífico juntamente com alimentos já cozinhados. Estes produtos perecíveis devem permanecer nas zonas mais frias do equipamento, enquanto as prateleiras do meio são destinadas sobretudo às refeições já confecionadas.

De acordo com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a temperatura ideal do frigorífico situa-se entre os três e os quatro graus. Manter o equipamento suficientemente frio ajuda a impedir que muitos microrganismos patogénicos encontrem condições favoráveis para crescer ou produzir toxinas.

Carne e peixe devem ficar nas zonas mais frias

A organização do frigorífico não deve, por isso, ser feita apenas em função do espaço disponível. A carne e o peixe são alimentos perecíveis e a recomendação é colocá-los nas áreas onde a temperatura é mais baixa, deixando as zonas menos frias para produtos como fruta e legumes.

Já as prateleiras intermédias são indicadas para alimentos cozinhados. A separação ganha particular importância porque colocar comida pronta a consumir perto de produtos crus pode favorecer uma transferência de microrganismos entre os diferentes alimentos.

Alimentos crus e cozinhados não devem ficar juntos

Segundo a mesma fonte, o processo de confeção destrói muito provavelmente uma parte dos microrganismos que possam existir nos alimentos. Depois de cozinhada, porém, uma refeição pode voltar a ser contaminada se entrar em contacto com carne, peixe ou outros produtos crus.

O problema está também no que acontece posteriormente. Quando uma refeição é apenas reaquecida, nem sempre são atingidas temperaturas suficientemente elevadas para destruir os microrganismos que possam ter passado para o alimento através de uma contaminação cruzada.

Temperatura do frigorífico também faz diferença

A recomendação de manter o frigorífico perto dos quatro graus está relacionada com as temperaturas de crescimento dos microrganismos. A ASAE explica que muitos apresentam temperaturas mínimas de multiplicação situadas aproximadamente entre os seis e os 10 graus.

A salmonela é apresentada como um dos exemplos, podendo multiplicar-se num intervalo que começa perto dos sete graus e se prolonga até cerca dos 48 graus. Se a temperatura do frigorífico subir demasiado, podem assim criar-se condições mais favoráveis ao crescimento de determinados agentes patogénicos.

Comida deve entrar rapidamente no frigorífico

Outro cuidado começa logo após a compra. Os alimentos devem ser colocados no frigorífico tão rapidamente quanto possível, sobretudo quando são perecíveis, evitando que permaneçam durante demasiado tempo a temperaturas que permitam a multiplicação microbiana.

Também devem ficar devidamente protegidos. A indicação passa por recorrer a caixas fechadas ou película aderente, diminuindo a possibilidade de bactérias ou outros microrganismos entrarem em contacto com os alimentos guardados.

Frigorífico sujo pode tornar-se uma fonte de contaminação

Os cuidados com a arrumação não dispensam a limpeza. Restos de comida acumulados no interior podem transformar-se em locais onde microrganismos se desenvolvem e, posteriormente, passam para outros produtos armazenados no equipamento.

Não existe uma periodicidade única para a limpeza, uma vez que esta depende da utilização de cada frigorífico. A orientação dada pela entidade é simples: o interior deve manter-se visivelmente limpo, sem resíduos capazes de comprometer os alimentos que ali são conservados.

Congelar não significa eliminar as bactérias

As temperaturas negativas também não destroem necessariamente os microrganismos. Algumas bactérias podem sobreviver durante períodos prolongados a cerca de 20 graus negativos, permanecendo sem se multiplicar até que o alimento volte a descongelar e a temperatura aumente.

Por isso, além de colocar carne e peixe nas zonas mais frias do frigorífico, há outra regra destacada para os congelados: não voltar a congelar um alimento depois de descongelado. A descongelação deve ser feita no frigorífico ou rapidamente, por exemplo através do micro-ondas ou de água corrente, reduzindo o tempo em que os alimentos permanecem em temperaturas favoráveis ao desenvolvimento microbiano.

Leia também: Nem laranja nem amendoim: nutricionistas apontam os 5 piores alimentos para a saúde do fígado

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia Europa Nacional

Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?

08:20 29 Outubro, 2026 08:21 29 Outubro, 2026

Comparação europeia usa 150% do rendimento mediano como referência: veja os o que muda nos casais e famílias com filhos

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve Ciência Desporto Ensino

ANT GAMES reúnem mais de 5.000 pessoas em quatro dias de atividades em Albufeira

08:40 29 Outubro, 2026 08:30 29 Outubro, 2026

Evento juntou crianças, jovens e famílias em atividades educativas e desportivas, envolvendo 36 parceiros e cerca de 400 voluntários

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Quatro condutores confessam ter dado cartas de condução como perdidas para continuar a conduzir

06:40 29 Outubro, 2026 16:51 28 Outubro, 2026

Processo em Leiria envolve um advogado acusado de 33 crimes de falsificação de documento e mais 27 arguidos. Em causa estão pedidos de duplicados das cartas

Universidade do Algarve.
Algarve Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Algarve

Loulé entrega mais 36 habitações públicas e eleva para 171 o número de casas atribuídas

07:00 29 Outubro, 2026 06:53 29 Outubro, 2026

Município entregou 36 habitações de renda acessível a jovens, professores, forças de segurança e famílias, com financiamento integral do PRR

Europe Direct Algarve

CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar

08:02 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Região reforça aposta na ligação ferroviária Faro–Huelva–Sevilha, na construção da ponte sobre o Guadiana e na cooperação hídrica

Ciência Cultura Europe Direct Algarve Gastronomia

Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

07:45 29 Outubro, 2026 07:40 29 Outubro, 2026

Evento leva a ciência ao Jardim da Alameda e ao IPDJ, nos dias 30 e 31 de outubro, com dezenas de atividades gratuitas e mais de 30 parceiros

Algarve Cultura

Algarve e Alentejo encontram-se na nova versão de “O Meu Montinho” dos Brasa Doirada

07:20 29 Outubro, 2026 07:10 29 Outubro, 2026

Grupo sediado no Algarve revisita 'O Meu Montinho', de Jota Mendes, com nova sonoridade e estreia do videoclip marcada para 31 de outubro

Economia Opinião

Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão

07:30 29 Outubro, 2026 19:02 28 Outubro, 2026

"A crise habitacional não surgiu de um dia para o outro. Não rebentou como uma tempestade inesperada nem caiu do céu como uma fatalidade inevitável"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Frente fria traz chuva a Portugal: IPMA emite avisos para região portuguesa

06:00 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Chuva por vezes forte está prevista nos Açores. Na Madeira, a precipitação deverá ser mais localizada até domingo, 1 de novembro

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto Economia Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Mulher com alergia a gatos.
Animais Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Europe Direct Algarve Opinião Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Levantamento de dinheiro no Multibanco.
Economia, Europa, Nacional

Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?

08:20 29 Outubro, 2026 08:21 29 Outubro, 2026

Comparação europeia usa 150% do rendimento mediano como referência: veja os o que muda nos casais e famílias com filhos

Pub

Centro de Congressos de Lagoa

06:01 27 Outubro, 2026 01:23 28 Outubro, 2026

12 a 13 novembro

Algarve, Ciência, Desporto, Ensino

ANT GAMES reúnem mais de 5.000 pessoas em quatro dias de atividades em Albufeira

08:40 29 Outubro, 2026 08:30 29 Outubro, 2026

Evento juntou crianças, jovens e famílias em atividades educativas e desportivas, envolvendo 36 parceiros e cerca de 400 voluntários

Carta de condução. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Quatro condutores confessam ter dado cartas de condução como perdidas para continuar a conduzir

06:40 29 Outubro, 2026 16:51 28 Outubro, 2026

Processo em Leiria envolve um advogado acusado de 33 crimes de falsificação de documento e mais 27 arguidos. Em causa estão pedidos de duplicados das cartas

Universidade do Algarve.
Algarve, Ensino

Tem 50 anos ou mais? Universidade do Algarve abriu aulas sem exames e não exige habilitações académicas

16:10 28 Outubro, 2026 12:47 28 Outubro, 2026

Universidade do Algarve criou um programa para maiores de 50 anos, com aulas de diferentes áreas e horários flexíveis

Algarve

Loulé entrega mais 36 habitações públicas e eleva para 171 o número de casas atribuídas

07:00 29 Outubro, 2026 06:53 29 Outubro, 2026

Município entregou 36 habitações de renda acessível a jovens, professores, forças de segurança e famílias, com financiamento integral do PRR

Europe Direct Algarve

CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar

08:02 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Região reforça aposta na ligação ferroviária Faro–Huelva–Sevilha, na construção da ponte sobre o Guadiana e na cooperação hídrica

Ciência, Cultura, Europe Direct Algarve, Gastronomia

Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

07:45 29 Outubro, 2026 07:40 29 Outubro, 2026

Evento leva a ciência ao Jardim da Alameda e ao IPDJ, nos dias 30 e 31 de outubro, com dezenas de atividades gratuitas e mais de 30 parceiros

Algarve, Cultura

Algarve e Alentejo encontram-se na nova versão de “O Meu Montinho” dos Brasa Doirada

07:20 29 Outubro, 2026 07:10 29 Outubro, 2026

Grupo sediado no Algarve revisita 'O Meu Montinho', de Jota Mendes, com nova sonoridade e estreia do videoclip marcada para 31 de outubro

Economia, Opinião

Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão

07:30 29 Outubro, 2026 19:02 28 Outubro, 2026

"A crise habitacional não surgiu de um dia para o outro. Não rebentou como uma tempestade inesperada nem caiu do céu como uma fatalidade inevitável"

Pessoas na rua em dia de chuva. Crédito: Lusa
Tempo

Frente fria traz chuva a Portugal: IPMA emite avisos para região portuguesa

06:00 29 Outubro, 2026 08:02 29 Outubro, 2026

Chuva por vezes forte está prevista nos Açores. Na Madeira, a precipitação deverá ser mais localizada até domingo, 1 de novembro

Linha de carros. Crédito: Freepik
Auto, Economia, Nacional

Fisco deixa aviso sobre “aniversário que não pode esquecer”: alguns condutores têm até sábado para pagar este imposto

17:40 28 Outubro, 2026 15:03 28 Outubro, 2026

Autoridade Tributária alerta para o fim de um prazo importante já a 31 de outubro. Há ainda mudanças no pagamento deste imposto a partir de 2027

Jovem com tonturas.
Saúde

Quando se levanta rapidamente da cama fica com tonturas durante alguns segundos? Saiba o que pode estar a acontecer

17:10 28 Outubro, 2026 11:18 28 Outubro, 2026

Sentir tonturas ao levantar-se rapidamente pode estar relacionado com uma descida temporária da tensão arterial

Mulher com alergia a gatos.
Animais, Saúde

É alérgico a gatos? Ciência mostra que afinal o problema não está propriamente no pelo

15:30 28 Outubro, 2026 12:22 28 Outubro, 2026

Alergia aos gatos está associada a proteínas presentes na saliva e na pele dos animais, que se espalham pela casa

Opinião

Fábio Paim e a eterna dúvida: entre os erros do passado e a presunção de inocência | Por André Leman

18:36 27 Outubro, 2026 18:36 27 Outubro, 2026

"Queremos verdadeiramente saber se Fábio Paim é culpado, ou estamos apenas à espera que um tribunal confirme aquilo que já decidimos acreditar?"

Europe Direct Algarve, Opinião, Política

Vamos mudar as leis ou mudar o poder? | Por Bruno Miguel Alves

17:50 27 Outubro, 2026 18:01 27 Outubro, 2026

"O poder local não precisa só de um novo Código. Precisa de mais capacidade para decidir, mais meios para executar e mais responsabilidade perante os cidadãos"

Últimas Notícias

  • Vêm aí novas regras de proteção animal: Parlamento aprova proibição de manter animais permanentemente acorrentados ou em varandas
    Vêm aí novas regras de proteção animal: Parlamento aprova proibição de manter animais permanentemente acorrentados ou em varandas
  • ANT GAMES reúnem mais de 5.000 pessoas em quatro dias de atividades em Albufeira
    ANT GAMES reúnem mais de 5.000 pessoas em quatro dias de atividades em Albufeira
  • Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?
    Análise aponta referência de 1.808 euros líquidos por mês para viver sozinho confortavelmente em Portugal: e se for em casal?
  • CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
    CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
  • Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias
    Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias

Opinião

  • Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão
    Uma crise anunciada, uma resposta adiada | Por Luís Ganhão
  • Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
    Do pedestal da nobreza à realidade quotidiana | Por José Figueiredo Santos
  • Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva
    Brasil caiu na teia do petismo: o poder, o STF e a democracia sob pressão | Por João Rúben Silva

Europe Direct Algarve

  • CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
    CCDR Algarve defende ligação ferroviária a Sevilha até 2040 e ponte Alcoutim–Sanlúcar
  • Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias
    Faro recebe festival gratuito de ciência com experiências, cinema, gastronomia e atividades para famílias
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal