Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Fotos DR
Vida & Lazer

À boleia até Timor-Leste: 1400km entre assaltos e conquistas com Afonso Melara

Desde tentativas de assalto em Lombok até encontros inesquecíveis com dragões de Komodo, acompanhe cada passo desta jornada única pelo Sudeste Asiático

22:47 20 Novembro, 2023 12:49 29 Novembro, 2024 | Henrique Dias Freire
Definir como fonte de informação preferida
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
  • Descubra as influências portuguesas ainda presentes no sudeste asiático, desde orações em português em Larantuka até à vivência num convento em Timor-Leste, desvendando o legado histórico e espiritual.
  • Desde a partilha de aulas de inglês numa escola remota em Flores até à imersão nas realidades de Timor, testemunhe os momentos que transcenderam o turismo, moldando uma visão mais profunda do mundo.
  • Ultrapassando desafios como tentativas de assalto e fronteiras culturais, esta jornada revela não só a coragem pessoal de Afonso Melara, mas também a sua habilidade em capturar a essência humana em locais remotos.
Fotos DR

Afonso Melara, um jovem aventureiro e explorador que imergiu numa jornada ímpar e reveladora, atravessando o Sudeste Asiático até alcançar os confins de Timor-Leste. Documentando meticulosamente cada passo através do seu canal de YouTube e Instagram, Melara Adventure, Afonso compartilhou uma narrativa rica em descobertas, mergulhando profundamente nas influências culturais portuguesas e explorando, com sensibilidade, a complexidade histórica e cultural da região.

Residente em Marvão, Afonso Melara, com apenas 27 anos, demonstra uma paixão inata pela aventura e interculturalidade. Este aventureiro destemido deixou para trás a sua empresa de tours e um emprego estável como professor numa escola de hotelaria de Portalegre e mergulhou numa longa expedição à boleia até Timor-Leste, partindo das mais turísticas zonas de Bali, passando pela ilha de Lombok e avançando até locais menos explorados como a ilha de  Sumbawa e Flores. Numa busca incessante por vivências autênticas e encontros genuínos com a essência local sempre de dedo levantado e com a prancha na mão para ir surfando as ondas lhe apareciam pelo caminho.

Desde o início, a jornada revelou-se desafiadora. Em Lombok, enfrentou uma tentativa de assalto, um episódio que não o deteve na sua busca pela autenticidade das experiências. Em Sumbawa, foi desafiado pelos estereótipos ao tentarem juntá-lo a uma comunidade muçulmana, revelando as complexidades culturais da região.

Os momentos de destaque incluíram a imersão na beleza natural da Pink Beach, a exuberância de Padar Island, o encontro inesquecível com os famosos dragões de Komodo e a oportunidade única de nadar com mantas, todos registados e partilhados com os seus seguidores em vídeo no canal de youtube e perfil de instagram.

A viagem atingiu um pico emocional quando, em Flores, foi acolhido calorosamente por uma família indonésia, participando ativamente no seu quotidiano e contribuindo o carinho recebido dando aulas de inglês numa escola local.

Seguiu-se Larantuka onde Afonso Melara mergulhou nas influências portuguesas remanescentes. O momento de oração em português e a presença de uma Nossa Senhora de Fátima numa montanha testemunharam a ligação histórica entre Portugal e esta região distante.

A travessia rumo ao Timor Indonésio não foi isenta de desafios, com uma nova tentativa de assalto mesmo antes de alcançar Timor-Leste, após uma jornada de 1400 km atravessando várias ilhas sem nunca pagar por transporte.

Em Timor-Leste, a experiência atingiu uma profundidade ímpar. Alojando-se num convento de irmãs portuguesas em Padiae, Afonso integrou-se na vida local, testemunhando a realidade crua da lepra, da subnutrição e da pobreza nas montanhas timorenses.

Durante a sua estadia, Afonso mergulhou na história do país, compreendendo as cicatrizes deixadas pela ocupação indonésia após a independência de Portugal. Documentando a missão das irmãs em Padiae, explorou a influência cultural e espiritual que persiste.

“Esta jornada foi mais do que uma aventura; foi uma imersão profunda na cultura, na história e nas realidades destes locais incríveis. O objetivo era transcender o turismo e capturar a essência e a humanidade destes lugares pois só assim vale a pena viajar”, partilhou Afonso Melara.

Para complementar a experiência, Afonso partilhou momentos de fé, participando ativamente na vida da comunidade local, desde missas até à exploração de locais de significado cultural como a Fonte Sagrada, um local místico para os timorenses.

Após esta intensa experiência, Afonso Melara regressou, de boleia, a Rote, uma ilha paradisíaca na indonésia, onde teve a oportunidade de descansar e refletir sobre esta aventura singular.

Afonso Melara é uma personalidade em ascensão no universo da exploração, utilizando as redes sociais como uma plataforma para partilhar e inspirar outros a desbravar o mundo para lá do convencional.

Para acompanhar esta viagem fascinante, visite Melara Adventure no Instagram e YouTube.

INSTAGRAM:
https://www.instagram.com/afonsomelara/

YOUTUBE:
https://www.youtube.com/@MelaraAdventure

AFONSO MELARA

Afonso Melara é um verdadeiro entusiasta da aventura, um espírito indomável que encontra a sua paixão na busca incessante de experiências empolgantes. Com uma vida marcada pela busca por adrenalina e pela exploração dos cantos mais remotos do mundo, ele se tornou o arauto das maravilhas e desafios da vida selvagem, compartilhando essa jornada única através do Melara Adventure.

Para Afonso, a aventura é muito mais do que uma atividade; é um estilo de vida. Desde tenra idade, nutre uma paixão avassaladora por desportos radicais, escalada, rapel, slide, canyoning, entre outras atividades que testam os limites do corpo e da mente. O mar sempre foi um chamado, e surfar nas ondas e dominar as manobras no skate são elementos que fazem parte do seu DNA.

MELARA ADVENTURE

O Melara Adventure não é apenas um canal, é um convite para uma viagem de descoberta e superação. Munido de uma mochila repleta de coragem e determinação, Afonso transforma os seus sonhos em realidade. Desde explorar selvas densas até enfrentar as altitudes das montanhas, cada episódio desse projeto reflete uma narrativa de coragem, resiliência e autodescoberta.

Apesar das conquistas já alcançadas, Afonso Melara tem objetivos grandiosos. A escalada do Monte Everest figura como um dos seus sonhos mais audaciosos, uma meta que ele está empenhado em alcançar. E é justamente essa determinação, combinada com a sua generosidade em partilhar cada momento com os seus seguidores, que torna o Melara Adventure uma experiência imperdível. A sua subscrição é um convite para acompanhar não só as proezas físicas e emocionais, mas também para testemunhar a superação de limites e a conexão humana que caracterizam cada aventura conduzida por Afonso Melara.

Leia também: Acabaram as taxas sobre bagagem de mão nos aviões?

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Luís Montenegro e Hugo Soares. Crédito: Correio da Manhã | DR
Algarve Nacional

“Primeiro-ministro decidiu não gozar férias no verão”: Montenegro tinha dito que não iria tirar férias mas foi visto numa praia do Algarve com a família

14:50 7 Agosto, 2026 14:42 7 Agosto, 2026 | João Luís

O primeiro-ministro tinha anunciado que não marcaria férias durante o verão, mas esta semana foi fotografado numa praia no Algarve

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa e vai atingir estas regiões portuguesas a partir deste dia

16:00 7 Agosto, 2026 00:57 7 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Quer o continente quer o arquipélago dos Açores serão atingidos por chuva moderada durante o próximo fim-de-semana

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 7 Agosto, 2026 12:24 7 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva regressa a Portugal, acompanhada por maior nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de trovoada em algumas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal este domingo e estas são as regiões afetadas

14:00 7 Agosto, 2026 13:35 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Milhares de portugueses vão voltar a enfrentar cortes de luz programados já este domingo, 9 de agosto

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Europa Nacional Tech

Se vir isto no Multibanco, afaste-se: espanhóis alertam para técnica usada para roubar dinheiro sem que se aperceba

21:30 7 Agosto, 2026 19:45 7 Agosto, 2026 | João Luís

A Polícia espanhola alerta para esquema em caixas Multibanco que podem reter dinheiro sem que desconfie. Saiba como reconhecer os sinais

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Algarve

Portimão avança com maior obra de habitação pública de sempre no concelho

12:00 7 Agosto, 2026 12:18 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto de 27,7 milhões de euros prevê 23 apartamentos T1, 140 T2 e 41 T3, reforçando a oferta pública de habitação no concelho de Portimão

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Caixas de camarão. Crédito: Freepik
Europa Gastronomia Saúde

Faz compras em Espanha? Autoridades lançam alerta alimentar para lote de camarões com Salmonela e retiram-no do mercado

20:30 7 Agosto, 2026 16:39 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades espanholas emitiram um alerta alimentar após detetarem salmonela num lote de camarão descascado e cozido da marca Ocean Sea

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Europa

Nem aviões nem helicópteros: pastor diz que a solução para os incêndios está nos montes e “limpa mais do que 100 pessoas”

17:00 5 Agosto, 2026 17:32 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pastor espanhol defende que o gado consegue limpar os montes de forma mais eficaz do que dezenas de trabalhadores

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Inspeção periódica num veículo. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Inspeção automóvel mudou: milhares de carros podem reprovar mesmo sem avarias visíveis

11:00 7 Agosto, 2026 14:50 6 Agosto, 2026 | João Luís

Não verificar isto antes da inspeção automóvel pode apanhar condutores de surpresa: saiba como consultar a situação e evitar reprovação

Luís Montenegro e Hugo Soares. Crédito: Correio da Manhã | DR
Algarve, Nacional

“Primeiro-ministro decidiu não gozar férias no verão”: Montenegro tinha dito que não iria tirar férias mas foi visto numa praia do Algarve com a família

14:50 7 Agosto, 2026 14:42 7 Agosto, 2026 | João Luís

O primeiro-ministro tinha anunciado que não marcaria férias durante o verão, mas esta semana foi fotografado numa praia no Algarve

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva regressa e vai atingir estas regiões portuguesas a partir deste dia

16:00 7 Agosto, 2026 00:57 7 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Quer o continente quer o arquipélago dos Açores serão atingidos por chuva moderada durante o próximo fim-de-semana

Idosos a passear. Crédito: Freepik AI
Economia, Nacional

Pensionistas que descontaram para a Segurança Social antes desta data podem ter um aumento no valor da reforma

18:30 5 Agosto, 2026 16:29 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Quem estava inscrito na Segurança Social até esta data pode beneficiar de um regime especial no cálculo da pensão

Idosa com frio num dia de chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva volta a Portugal neste dia e estas serão as regiões mais afetadas

09:00 7 Agosto, 2026 12:24 7 Agosto, 2026 | Luís Santos

A chuva regressa a Portugal, acompanhada por maior nebulosidade, aguaceiros e possibilidade de trovoada em algumas regiões

Iluminar o contador da luz. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de luz prolongados em Portugal este domingo e estas são as regiões afetadas

14:00 7 Agosto, 2026 13:35 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Milhares de portugueses vão voltar a enfrentar cortes de luz programados já este domingo, 9 de agosto

Ladrão a ver mulher a colocar PIN no Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Europa, Nacional, Tech

Se vir isto no Multibanco, afaste-se: espanhóis alertam para técnica usada para roubar dinheiro sem que se aperceba

21:30 7 Agosto, 2026 19:45 7 Agosto, 2026 | João Luís

A Polícia espanhola alerta para esquema em caixas Multibanco que podem reter dinheiro sem que desconfie. Saiba como reconhecer os sinais

Homem com expressão triste. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final

20:00 7 Agosto, 2026 19:20 7 Agosto, 2026 | João Luís

O homem recorreu ao tribunal espanhol depois de ver o pedido recusado e acabou por conseguir uma decisão favorável

Algarve

Portimão avança com maior obra de habitação pública de sempre no concelho

12:00 7 Agosto, 2026 12:18 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto de 27,7 milhões de euros prevê 23 apartamentos T1, 140 T2 e 41 T3, reforçando a oferta pública de habitação no concelho de Portimão

Algarve

Paragem cardiorrespiratória provoca morte de homem de 29 anos junto à praia das Belharucas em Albufeira

07:40 7 Agosto, 2026 08:08 7 Agosto, 2026 | Cristina Mendonça

VMER, INEM e Polícia Marítima foram mobilizados para a praia das Belharucas, mas o óbito do homem de 29 anos acabou por ser declarado no local

Homem com expressão de tristeza. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

“Fui castigado e não mereço”: enfermeiro com 43 anos de descontos reformou-se 6 meses antes do tempo e considera corte na pensão “injusto”

16:00 6 Agosto, 2026 16:07 6 Agosto, 2026 | Gonçalo Viegas

Ex-enfermeiro espanhol considera o valor da sua pensão injusto, por lhe terem sido tirados 50 anos para "toda a vida", após reformar-se seis meses antes da idade legal

Caixas de camarão. Crédito: Freepik
Europa, Gastronomia, Saúde

Faz compras em Espanha? Autoridades lançam alerta alimentar para lote de camarões com Salmonela e retiram-no do mercado

20:30 7 Agosto, 2026 16:39 7 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

As autoridades espanholas emitiram um alerta alimentar após detetarem salmonela num lote de camarão descascado e cozido da marca Ocean Sea

Carro com cartão na roda. Crédito: Foto AI
Auto

Viu um carro estacionado com cartão nas rodas? Este é o motivo (e não tem a ver com animais)

15:50 4 Agosto, 2026 14:51 3 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Muitos condutores colocam pedaços de cartão junto às rodas dos carros estacionados ao sol

Frango à Guia. Crédito: TripAdvisor
Algarve, Gastronomia

“O verdadeiro sabor da Guia”: nesta churrasqueira algarvia da EN125 ainda pode comer “excelente frango à Guia” por 6,50€

16:40 5 Agosto, 2026 16:38 5 Agosto, 2026 | João Luís

Há uma paragem na Nacional 125 onde uma das receitas mais conhecidas de frango assado do Algarve continuam a chamar clientes durante o verão

Europa

Nem aviões nem helicópteros: pastor diz que a solução para os incêndios está nos montes e “limpa mais do que 100 pessoas”

17:00 5 Agosto, 2026 17:32 5 Agosto, 2026 | Rubén Gonçalves

Um pastor espanhol defende que o gado consegue limpar os montes de forma mais eficaz do que dezenas de trabalhadores

Carros no trânsito. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina

20:20 7 Agosto, 2026 20:05 7 Agosto, 2026 | João Luís

Há marcas que surpreendem os mecânicos pela resistência e fiabilidade: descubra quais são os carros que menos vão à oficina

Últimas Notícias

  • Se vir isto no Multibanco, afaste-se: espanhóis alertam para técnica usada para roubar dinheiro sem que se aperceba
    Se vir isto no Multibanco, afaste-se: espanhóis alertam para técnica usada para roubar dinheiro sem que se aperceba
  • Faz compras em Espanha? Autoridades lançam alerta alimentar para lote de camarões com Salmonela e retiram-no do mercado
    Faz compras em Espanha? Autoridades lançam alerta alimentar para lote de camarões com Salmonela e retiram-no do mercado
  • Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina
    Um carro para toda a vida? Mecânicos elegem as três marcas de carros que necessitam de menos idas à oficina
  • Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final
    Homem de 49 anos consegue pensão de 3.389,10 euros e 90.675,80 euros em retroativos por lhe ser reconhecida incapacidade permanente após Segurança Social a ter recusado: tribunal teve decisão final
  • Mulher divorcia-se e recebe 45 mil euros do ex-marido por 15 anos de trabalho doméstico: tribunal teve ‘palavra final’
    Mulher divorcia-se e recebe 45 mil euros do ex-marido por 15 anos de trabalho doméstico: tribunal teve ‘palavra final’

Opinião

  • Governantes no Algarve: de reino a região transnacional | Por Virgílio Machado
    Governantes no Algarve: de reino a região transnacional | Por Virgílio Machado
  • O que fazer quando tudo arde? Impedir os bombeiros voluntários de serem precários | Por Cobramor
    O que fazer quando tudo arde? Impedir os bombeiros voluntários de serem precários | Por Cobramor
  • “A lição de piano” | Por José Garrido
    “A lição de piano” | Por José Garrido

Europe Direct Algarve

  • “Quais as novas regras para a reparação dos produtos?”
    “Quais as novas regras para a reparação dos produtos?”
  • Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
    Beatriz Garcia, 40 Anos de ECoCs, a família Ecoc e a Next Culture | Por João Palmeiro
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento