Vivemos tempos cada vez mais dominados pela tecnologia e, cada vez mais, deixamos os nossos dados pessoais mais importantes nas mãos desta. As nossas informações bancárias, as nossas conversas privadas, o nosso material de trabalho, estão protegidos por uma, ou várias passwords. A questão é, para a importância que tem na manutenção da sua vida privada, a sua password é suficientemente segura?
Em tempos cada vez mais dominados pela tecnologia, também a malícia, sempre característica e intrínseca ao ser humano, é maior nos dias de hoje. O roubo de passwords, quer de redes sociais, aplicações de mensagens, serviços de e-mail ou serviços bancários é cada vez mais comum.
Embora seja possível impedir que os hackers acedam aos nossos dados, a eficácia destes ataques depende de vários fatores de segurança. Um deles é o tipo de senha que utilizamos nos diversos serviços online.
Embora existam sites que podem verificar o quão segura é uma senha em poucos segundos e até bloquear o uso de senhas que não tenham a “barrinha verde” de segurança, saber em detalhe quanto tempo um hacker leva para obtê-la ajudá-lo-á muito a ter mais consciência quando define a sua password e a querer fazê-la o mais indecifrável possível.
Segundo o Notícias ao Minuto, que cita a empresa de cibersegurança Hive Systems, uma senha que inclua caracteres especiais, maiúsculas e minúsculas, é muito mais complicada de hackear do que uma senha simples.
A Hive Systems, especialista em segurança informática, publicou dados bastante completos, que mostram o tempo que leva para hackear uma password. É possível constatar que o comprimento da chave tem grande impacto no tempo que leva para hackeá-la. Estes dados mostram o seguinte:
- Senhas numéricas de 4 a 10 caracteres: podem ser hackeadas em menos de 1 segundo;
- Senhas numéricas de 11 a 18 caracteres: leva de 2 segundos a 9 meses para hackeá-las;
- Senhas com letras minúsculas de 4 a 10 caracteres: o tempo necessário para hackeá-las varia de 1 segundo a 58 minutos;
- Senhas com letras minúsculas de 11 a 18 caracteres: leva de 1 dia a 23 milhões de anos para serem hackeadas;
- Senhas com letras minúsculas e maiúsculas de 4 a 10 caracteres: o tempo varia de 1 segundo a 1 mês;
- Senhas com letras minúsculas e maiúsculas de 11 a 18 caracteres: hackear esses tipos de senhas leva de 5 a 6 mil milhões de anos;
- Senhas com números, letras minúsculas e maiúsculas de 4 a 10 caracteres: o tempo para hackeá-las varia de 1 segundo a 7 meses;
- Senhas com números, letras minúsculas e maiúsculas de 11 a 18 caracteres: hackeá-las leva de 41 a 100 mil milhões de anos;
- Senhas com números, letras minúsculas e maiúsculas e símbolos de 4 a 10 caracteres: leva de 1 segundo a 5 anos para hackeá-las;
- Senhas com números, letras minúsculas e maiúsculas e símbolos de 11 a 18 caracteres: hackeá-las leva de 34 mil anos a 4 mil milhões de anos.
Resumindo, as senhas criadas a partir de números são as mais fáceis de hackear. Quando símbolos, letras e comprimento (mais de 10 caracteres) são adicionados a uma senha, é praticamente impossível de o fazer. Componha a sua senha de modo a torná-la indecifrável.
Leia também: Esta é a praia com a água mais quente em Portugal e fica no Algarve