Os auscultadores sem fios revolucionaram a forma como ouvimos música e consumimos áudio, tornando tudo mais prático e conveniente. Disponíveis em diversos formatos e tamanhos, oferecem mobilidade sem comprometer a qualidade sonora. No entanto, não estão isentos de problemas, sendo a perda de sinal um dos mais frustrantes. E sabia que utilizar auriculares sem fios perto de um micro-ondas pode causar interferências? Saiba mais neste artigo.
Por que razão os micro-ondas interferem com os auriculares sem fios?
Os auriculares sem fios funcionam através de Bluetooth, uma tecnologia que opera na banda de frequência de 2,4 GHz. Esta banda, amplamente utilizada em dispositivos de baixa potência, é também utilizada pelos micro-ondas, que emitem ondas eletromagnéticas na mesma frequência para aquecer alimentos. Esta sobreposição de frequências pode causar interferências de radiofrequência, ou seja, distorções no sinal Bluetooth.
Conforme explicado, os fornos micro-ondas foram concebidos para produzir ondas eletromagnéticas de alta potência para aquecer os alimentos. No entanto, algumas destas ondas de radiação podem escapar do aparelho e entrar no ambiente circundante. Esta fuga pode sobrepor-se a qualquer sinal Bluetooth. “É que este último é relativamente fraco.”, revela a Leak.
Se usar os seus auriculares perto de um micro-ondas, pode sentir interrupções no áudio ou até cortes completos de ligação. Quanto mais próximo estiver do micro-ondas, maior será a interferência, especialmente em espaços pequenos, como cozinhas compactas. Já em áreas maiores, o sinal tem mais espaço para se dispersar, reduzindo a probabilidade de interferências.
Outros dispositivos que podem causar interferências no Bluetooth
Os micro-ondas não são os únicos a interferir com os sinais Bluetooth. Muitos equipamentos domésticos que operam na frequência de 2,4 GHz também podem causar perturbações. Um exemplo comum são os routers Wi-Fi, que partilham a mesma banda de frequência, criando congestionamentos, especialmente em casas com muitos dispositivos ligados.
Além disso, dispositivos com Bluetooth, como colunas, teclados, ratos ou smartwatches, também competem pela largura de banda, levando ao que se chama sobreposição de sinal. Este fenómeno enfraquece a intensidade do sinal e aumenta as falhas de ligação. Tal pode acontecer, por exemplo, se utilizar auriculares sem fios perto de uma coluna Bluetooth ou de um smartwatch.
Dispositivos inteligentes como televisores, câmaras ou luzes com Bluetooth ou Wi-Fi também podem causar interferências semelhantes às dos micro-ondas, afetando a estabilidade da ligação dos seus auriculares.
Leia também: Conheça a ‘princesa do alentejo’: a vila portuguesa onde nasceu uma rainha de Inglaterra