Um telemóvel antigo ou em segunda mão é geralmente menos seguros. Sem acesso a atualizações fundamentais para o funcionamento do dispositivo, os modelos desatualizados podem expor os utilizadores a várias ameaças. O WhatsApp, por exemplo, descontinuou recentemente as atualizações de segurança de 35 modelos antigos.
Por outro lado, nem sempre é conveniente trocar de telemóvel. Os consumidores estão cada vez mais desiludidos com a falta de inovação dos novos modelos, num fenómeno que contribuiu para que a produção de smartphones atingisse um mínimo de 10 anos em 2023. Como se isso não bastasse, a longevidade de um telemóvel continua a aumentar desde 2019, quando um smartphone já durava uma média de 28 meses.
Se está preocupado com a segurança do seu telemóvel antigo, mas não quer comprar um novo, a solução passa por aumentar a longevidade do seu dispositivo. Mas importa saber: em que momento, precisamente, é que um telemóvel deixa de ser seguro?
Como saber se um telemóvel antigo (ainda) é seguro
A regra de ouro é: quando um modelo de telemóvel deixa de receber atualizações de segurança do fabricante, deixa de ser seguro. Assim, se quiser saber se um telemóvel antigo continua a ser seguro, o melhor é contactar o serviço de apoio ao cliente do fabricante (Apple, Huawei, etc).
O que acontece quando o seu telemóvel já não oferece condições de segurança, mas não tem disponibilidade para comprar um novo? Nesse caso, há dicas de segurança que podem fazer toda a diferença:
- Instalar uma VPN. O que é uma VPN? A sigla significa “Virtual Private Network” (rede privada virtual) e refere-se a uma ferramenta de cibersegurança acessível e fácil de usar. Uma VPN serve para estabelecer uma ligação segura entre um dispositivo (como um telemóvel antigo) e a internet, para proteger a privacidade dos utilizadores. Com uma VPN, é muito mais seguro navegar online, independentemente da idade do telemóvel.
- Comprar apenas em fontes de confiança. No caso das aplicações, recorra apenas às lojas oficiais — Google Play e Apple Store. Ao comprar online, verifique sempre o URL no topo da página; comprar em sites desconhecidos ou suspeitos é sempre um risco, que se torna ainda mais perigoso num telemóvel desatualizado, principalmente devido à recente proliferação de novas burlas online em Portugal.
- Continuar a atualizar o software. É possível que um telemóvel antigo tenha atualizações recentes, mesmo que já não receba atualizações de segurança do fabricante. Assim, é fundamental atualizar as aplicações sempre que possível, até porque serviços como o WhatsApp ou o TikTok são regularmente alvo de ataques.
Como aumentar a longevidade do seu telemóvel
Se o seu telemóvel não é assim tão antigo, mas quer fazer todos os possíveis por prolongar a sua segurança, é recomendável que:
- Proteja o hardware. “Hardware” é o nome dado a todos os componentes físicos do telemóvel. Para proteger o hardware do seu telemóvel, deve utilizar uma capa de proteção, evitar temperaturas extremas e mantê-lo afastado de lugares húmidos.
- Cuide da bateria. Geralmente, o truque passa por manter a bateria entre os 20% e os 80%. Deixar o telemóvel a 100% durante muito tempo danifica a bateria, sendo por isso importante desligar o carregador da tomada assim que o carregamento terminar.
- Utilize o telemóvel de forma inteligente. Nos telemóveis Android, os utilizadores têm acesso a uma variedade de funcionalidades inteligentes. Estas incluem, entre outras, os modos de poupança de bateria, o brilho automático ou a possibilidade de desligar o ecrã após um certo período de inatividade.
- Atualize-o sempre que possível!
Considerações sobre telemóveis em segunda mão
Comprar telemóveis em segunda mão é uma boa forma de poupar dinheiro e de ajudar o planeta, mas não deixa de acarretar os seus riscos, a começar pela própria transação. Em Portugal, há muitos criminosos à espreita em conceituadas plataformas online de compra e venda (como o OLX), por isso todo o cuidado é pouco. Se tiver motivos para desconfiar, o melhor é mesmo abandonar a transação.
Ao comprar um telemóvel em segunda mão, também é importante averiguar a sua origem para perceber, por exemplo, se o dispositivo foi roubado. A melhor forma de verificar a legalidade de um telemóvel em segunda mão em Portugal passa por pesquisar o número de série no site do IMEI.
No que diz respeito ao desempenho do telemóvel, os principais fatores a considerar são:
- A condição física do telemóvel
- O estado da bateria
- A qualidade do ecrã
Por último, não se esqueça de seguir as recomendações acima para aumentar a longevidade do seu telemóvel em segunda mão!
Leia também: Preço do azeite deve cair a pique. Saiba os motivos