A Meta, empresa proprietária do Facebook, Instagram e Threads, alertou para o aumento de burlas românticas nas redes sociais, aproveitando a proximidade do Dia dos Namorados, que se assinala a 14 de fevereiro. Segundo a empresa, apenas em 2025, foram removidas mais de 116 mil contas e páginas envolvidas neste tipo de esquema.
Como funcionam?
As burlas românticas envolvem a criação de perfis falsos nas plataformas digitais, com o objetivo de estabelecer uma relação de confiança com as vítimas, de forma a obter informações financeiras ou persuadi-las a transferir dinheiro.
“Burlas românticas usam perfis falsos em redes sociais para criar confiança e construir uma relação falsa consigo, de forma a eventualmente roubar a sua informação financeira ou levá-lo a enviar dinheiro”, refere a Meta na sua página sobre segurança.
Cuidados recomendados
Para evitar ser vítima deste tipo de esquema, a empresa recomenda alguns cuidados. Entre as medidas sugeridas, está a verificação de fotografias recebidas e a evitação do partilhar de informação pessoal demasiado cedo.
A Meta aconselha ainda cautela com indivíduos que solicitem dinheiro ou apresentem oportunidades de investimento.
“Verifique qualquer fotografia que seja enviada e assegure-se que não envie nenhuma informação pessoal demasiado cedo. Desconfie de qualquer pessoa que peça dinheiro ou partilhe uma ‘grande oportunidade de investimento’ consigo”, alerta a empresa.
Contas removidas
O volume de contas removidas nos primeiros meses de 2025 reflete a crescente preocupação das plataformas com este fenómeno.
Para comparação, em 2024, a Meta eliminou mais de 408 mil páginas e contas ligadas a burlas românticas, segundo dados divulgados pelo site Engadget.
Como agir?
A empresa incentiva os utilizadores a denunciarem perfis suspeitos e a estarem atentos a sinais que possam indicar um esquema fraudulento, contribuindo para a segurança das interações online.
Leia também: Conheça o túnel que poupará 11h de viagem e será o “mais longo e profundo do mundo”