A Marinha Portuguesa, em parceria com o Zoomarine, libertou, na manhã desta quarta-feira, uma tartaruga, com o auxílio da Lancha de Fiscalização Rápida Cassiopeia, ao largo de Faro.
A tartaruga, batizada de Salina, foi encontrada em junho de 2021 perto das margens do Rio Guadiana no Azinhal por um pescador que a salvou de morrer afogada. E porque havia o risco de esta desenvolver uma pneumonia por aspiração (por ter ficado presa nas redes e poder ter, inadvertidamente, inalado água), Ricardo Gonçalves solicitou à equipa de especialistas do Porto d’Abrigo do Zoomarine que a recolhesse, para observação, tratamento e posterior devolução ao meio selvagem.
Salina, que pertence à espécie protegida Caretta caretta, chegou ao Porto d’Abrigo com 63 centímetros e 38,7 quilogramas, regressando agora à vida marítima, totalmente recuperada, com 67 centímetros e 51,8 quilogramas.
Transportada pelo NRP Cassiopeia, a 12 milhas náuticas, equivalente a 22 quilómetros, a sul da costa algarvia, a tartaruga regressou ao seu habitat natural.
Este ano, a Marinha já libertou duas tartarugas.