Milhares de pessoas têm fugido da Ucrânia desde que se iniciou a invasão do país pela Rússia. Mas, a estes, juntam-se outras vítimas do conflito: os animais. Foi (também) a pensar neles que, na manhã desta terça-feira, uma carrinha com quatro voluntárias da associação Animal Rescue Algarve (ARA) partiu de Loulé, com destino à fronteira entre a Polónia e a Ucrânia. A missão tem a duração prevista de um mês.
“Testemunhos de pessoas forçadas a deixar os seus animais para trás, assim como a presente crise de refugiados, sensibilizaram-nos para esta mobilização. Uma vez na Polónia, esperamos analisar as necessidades imediatas no terreno, com foco especial nas crianças, assim como nas carências mais urgentes no âmbito animal”, explica Viriato Villas-Boas, da ARA.
A bordo da carrinha vão quatro voluntárias da associação, as portuguesas Brígida Inácio e Alexandra Monteiro e as polacas Justyna Drozdz e Ina Teysch. Levam roupa para bebés e crianças, sacos cama, medicação para pessoas e animais, mantas e algum equipamento médico. “No que toca à realidade animal, a ARA irá apoiar o trabalho de ONG locais e internacionais”, que já estão no terreno, continua Viriato Villas-Boas. Entre estas estão as Fundacja ADA, DIOZ e Schronisko Pegasus, da Polónia, e a delegação alemã da PETA.
“Espera-se também analisar os números de voluntários disponíveis, alugando depois mais carrinhas de modo a exponenciar o impacto dos esforços”, acrescenta. A aquisição de bens de primeira necessidade e o apoio às deslocações dentro de Polónia ou para outros países “são dois dos principais focos no terreno”.
Fundada por um inglês a residir no Algarve, a ARA tem um abrigo para animais na Cabanita, Loulé, que funciona, essencialmente, com voluntários, que ficam a residir no local, e vêm um pouco de todo o mundo. Alguns destes antigos colaboradores, em especial aqueles que atualmente vivem na Alemanha e na Polónia, têm feito chegar à associação pedidos de apoio e estão prontos para se juntar à equipa que, esta terça-feira, partiu de Loulé.
Para acompanhar a viagem, a ARA criou uma página no Instagram e informação atualizada será publicada no site da associação, bem como nas páginas da ARA no Instagram e no Facebook.
- Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL