Já se imaginou a viver numa casa em que o ponto mais estreito tem 72 cm de largura e o mais amplo apenas 1,2 metros? Se é claustrofóbico, este certamente não será o seu imóvel de sonho. De qualquer forma, não deixe de conhecer a casa mais estreita do mundo.
Localizada em Varsóvia, capital da Polónia, a Keret House foi construída em 2012 pelo arquiteto Jakub Szczesny, do escritório de design Centrala, em parceria com a Fundação Polanesa de Arte Moderna.
Esta casa está, praticamente, “espremida” entre dois edifícios e, apesar das suas estreitas áreas, é totalmente funcional. Na época da sua inauguração, o arquiteto afirmou, em declarações ao site Archdaily, que a Keret House “amplia o conceito de arquitetura impossível”.
Com uma área total de apenas 14 metros quadrados, ela está dividida em dois andares. No primeiro piso encontramos uma pequena sala de estar, a cozinha e uma mini casa de banho com entrada através da cozinha. Já no segundo andar temos uma cama, uma mini secretária e uma janela.
Relativamente à decoração, nesta micro residência, feita de estruturas metálicas, prevalece a cor branco e as linhas retas. Tudo pensado ao pormenor de modo a trazer mais amplitude para o seu interior.
A Keret House foi construída com o objetivo de ser um lar temporário para artistas de todo o mundo, tendo sido o seu nome inspirado no escritor israelita Etgar Keret, mas por ser muito pequena para ser considerada uma casa pela lei da Polónia, ela acabou por ser classificada como instalação de arte. Todos os anos milhares de turistas que visitam a cidade de Varsóvia ficam impressionados ao observar esta que é a casa mais estreita do mundo.
Leia também: Reveladas as 50 melhores cidades do mundo e duas são portuguesas