Um programa de televisão, na Bélgica, “On n’est pas des pigeons”, quis testar se os prémios atribuídos aos vinhos são mesmo confiáveis, e se era realmente possível fazer com que o pior vinho do supermercado vencesse um concurso internacional.
O ‘sommelier’, primeiro, organizou uma degustação para encontrar o pior vinho. Foi escolhido uma mistura de diferentes vinhos europeus vendidos por 2,50€, num supermercado local.
Os rótulos do vinho foram substituídos por algo esteticamente mais apelativo. Para além disso, o vinho, sofreu uma alteração de nome, e passou a chamar-se “Le Château Colombier”, com um desenho de uma pomba no logótipo.
A equipa do programa de TV escolheu a competição internacional Gilbert et Gaillard. A inscrição custou 50€ e pedia-se para apresentar os resultados de uma análise laboratorial do vinho para que fosse possível conhecer o seu teor alcoólico e de açúcar.
“Na boca é suave, nervoso e rico, com aromas jovens e claros que prometem uma bela complexidade. Muito interessante”, considerou o júri, citado pela SIC Notícias, que recorda que há concursos em que não há critério para se ser jurado, qualquer pessoa pode ser, mesmo que não tenha formação na área.
A questão é que as medalhas influenciam muitas vezes o “futuro comercial de um vinho”. Um prémio pode representar aumento de até 15% das vendas.
A “moral da história” que o programa quer passar é a seguinte: não há nada melhor que confiar no seu próprio paladar e para não se condicionar com prémios e medalhas.