O projeto “Vilas em Movimento” vai continuar a promover nos próximos meses ações de proximidade com a GNR para a população sénior de Alcoutim, no distrito de Faro, informou esta quarta-feira a Associação para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (Odiana).
No âmbito deste projeto, ao longo do último ano, foram implementadas várias ações de proximidade em colaboração com a Guarda Nacional Republicana (GNR), especificamente com os profissionais da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário do destacamento territorial de Tavira.
Estas iniciativas foram desenvolvidas tendo em conta as necessidades específicas da população idosa do concelho de Alcoutim.
Durante o mês de fevereiro, realizaram-se as primeiras ações de proximidade, com foco na sensibilização para questões como a burla, furtos e roubos.
Estas sessões, realizadas em Alcoutim, Martim Longo e Vaqueiros, destacaram-se pela participação ativa e pelo o interesse demonstrado pelos participantes.
A Odiana informa, em comunicado, que os profissionais da GNR partilharam recomendações importantes, desde fechar sempre as janelas, evitar guardar dinheiro em casa, até à precaução ao utilizar equipamentos como aquecedores e tomadas elétricas.
Os idosos também foram alertados para o conceito de “conto do vidigário” e para os métodos utilizados pelos burlões. Estratégias de prevenção foram discutidas, enfatizando a importância de não deixar estranhos entrar em casa e de manter a discrição quanto à presença ou ausência de pessoas em casa.
As próximas datas na sensibilização para questões como a burla, furtos e roubos serão hoje (Pereiro), 11 de abril (Giões), 18 de abril (Pessegueiro) e 09 de maio (Cabaços).
De acordo com a nota, estão previstas outras datas para as sessões de informação, até 09 de outubro, que serão oportunamente anunciadas pela Odiana.
Leia também: Feira de Doces d’Avó adoça a Páscoa em Alcoutim