A tenista vila-realense Inês Murta assinou a primeira vitória portuguesa na 5.ª edição do Del Monte Lisboa Belém Open ao inaugurar o torneio internacional feminino de 25.000 dólares com um triunfo que a colocou a um passo de inscrever o nome no quadro principal.
No evento masculino, inserido no ATP Challenger Tour, os três representantes nacionais que entraram em ação foram eliminados no qualifying. Organizado pela Unisports, a MP Ténis e a Federação Portuguesa de Ténis e com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Belém, o Del Monte Lisboa Belém Open começou este domingo e desenrola-se até 3 de outubro no CIF — Club Internacional de Foot-Ball.
Atual 724.ª classificada no ranking WTA, Inês Murta surpreendeu a russa Ekaterina Shalimova (número 500 do mundo e 10.ª cabeça de série) com os parciais de 6-2, 4-6 e 11-9 para avançar até à segunda e última ronda do qualifying, na qual vai defrontar a sul-coreana Yeon Woo Ku (831.ª), que eliminou a número um nacional, Francisca Jorge (375.ª WTA), por 6-7, 6-1 e 10-8.
O triunfo da algarvia de 24 anos foi, aliás, o único entre as tenistas portuguesas que foram a jogo no primeiro dia do Del Monte Lisboa Belém Open, uma vez que Matilde Jorge, Elizabet Hamaliy, Sara Lança, Beatriz Neves, Madalena Amil e Milla Sequeira foram derrotadas na primeira ronda.
Em simultâneo, os courts do CIF receberam os primeiros encontros da quinta edição do único torneio Challenger a realizar-se na cidade de Lisboa, mas também aí o dia foi difícil para a comitiva nacional.
Luís Faria (774.º ATP) foi o único entre os três portugueses a conseguir vencer um set, ainda assim insuficiente para travar o mais cotado Peter Heller (413.º), com o alemão a vencer por 6-1, 6-7(5) e 6-4 depois de 2h26.
Henrique Rocha (1865.º ATP e top 100 mundial de sub 18) perdeu por 6-4 e 6-2 com Benjamin Hassan (412.º), enquanto Diogo Morais (sem classificação) cedeu pelos parciais de 6-0 e 6-2 para Santiago Fa Rodriguez Taverna (409.º).
Nesta segunda-feira, para além de serem concluídos os encontros do qualifying serão jogadas algumas primeiras rondas dos quadros principais, com destaque para o duelo 100% português entre Gonçalo Oliveira e Pedro Araújo, bem como para as estreias de Carolina Azadinho, Matilde Morais e Sofia Pinto.