Após vários dias com temperaturas acima da média para a época do ano, mas também de aguaceiros, trovoadas e queda de granizo, perspetiva-se, em breve, uma brusca mudança de tempo que fará com que Portugal continental “regresse ao inverno”. A chegada de uma depressão fria procedente da Gronelândia provocará uma brusca mudança de tempo.
O que está em causa? Alfredo Graça, especialista da da Meteored Portugal, lança a previsão do tempo em Portugal para os próximos dias.
“O ‘calor fora de época’ que imperou em grande parte deste mês de abril está prestes a despedir-se graças à iminente mudança de tempo, relacionada com a chegada de uma depressão fria procedente da Gronelândia”, avança Alfredo Graça, geógrafo e especialista da Meteored Portugal.
“Esta depressão fria isolada, associada a uma massa de ar polar marítima, formar-se-á em breve a sul da Gronelândia e percorrerá vertiginosamente o Atlântico até alcançar Portugal continental na próxima sexta-feira, 26 de abril”, acrescenta.
Antes disso, já esta quinta-feira se sentirão os primeiros “sinais” da iminente mudança no estado de tempo: uma primeira frente associada a esta depressão deixará períodos de chuva em zonas do Norte e Centro durante a tarde (25), sem contar com a descida das temperaturas.
Estará a depressão Sancho à espreita?
Prevê-se que a depressão fria procedente da Gronelândia (possivelmente Sancho) chegue a Portugal continental na próxima sexta-feira (26), produzindo chuva com maior intensidade e abundância nos períodos da tarde e da noite e, sobretudo, nas regiões situadas a oeste da Barreira de Condensação (distritos deViana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e zonas ocidentais dos distritos deVila Real e Viseu).
Nevará nos pontos mais altos da Serra da Estrela e, no final do dia, em pontos do extremo norte a partir dos 1200 metros de altitude.
Para além disto, o tempo vai ficar ainda mais frio e o vento de Sudoeste aumentará de intensidade, contribuindo para um panorama instável e chuvoso no Norte e Centro da geografia do Continente, geralmente a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. Também ocorrerá precipitação a sul do referido acidente geográfico, mas será fraca, dispersa e pouco uniforme.
Último fim de semana de abril com chuva e possibilidade de queda de neve, trovoadas e granizo
Para a madrugada e manhã de sábado (27) prevê-se a continuidade de uma situação meteorológica de chuva, agravada por uma nova descida das temperaturas, o que resultará em queda de neve até meio da manhã nas zonas montanhosas do Norte e Centro acima dos 1200 metros de altitude. Haverá risco de trovoadas e não se exclui a possibilidade de queda de granizo ou graupel nalguns locais do país, nomeadamente nas superfícies planálticas do Nordeste Transmontano. O tempo estará um pouco menos gravoso à tarde.
Para domingo (28) prevê-se um desagravamento temporário das condições meteorológicas, mas à tarde espera-se nova ocorrência de precipitação e queda de neve.
Mais informação no artigo original: Depressão fria proveniente da Gronelândia provocará um temporal de chuva e neve em Portugal
Leia também: Segunda quinzena de abril com frio ou ‘temperaturas mil’? Conheça as previsões