Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Foto D.R.
Sociedade

Vem aí muito frio. Temperaturas descem a partir de domingo

O IPMA explica que esta descida de temperatura se deve à passagem de “superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar, provenientes de noroeste”

18:54 13 Janeiro, 2023 18:55 13 Janeiro, 2023 | POSTAL

A temperatura vai baixar a partir de domingo em Portugal continental, podendo atingir a meio da semana os -5 graus Celsius no interior Norte e Centro, informou esta sexta-feira IPMA.

Num comunicado publicado na sua página da internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica que esta descida de temperatura se deve à passagem de “superfícies frontais frias que atravessam o território de norte para sul, às quais estão associadas massas de ar polar, provenientes de noroeste”.

Segundo o IPMA, esta “descida gradual” de temperatura irá fazer-se sentir inicialmente nas regiões Norte e Centro, estendo-se a todo o território na quarta-feira.

“Nos dias 18 e 19 [quarta e quinta-feira], os valores da temperatura mínima na generalidade do território deverão ser inferiores a 5° C, exceto no litoral (entre 5º C e 8° C), sendo inferiores no interior Norte e Centro, da ordem de -5 C a 0° C”, lê-se na mesma nota.

Já os valores da temperatura máxima “não deverão ultrapassar 11º C/14º C, sendo inferiores no interior Norte e Centro” (5º C a 9º C).

Ainda de acordo com a nota do IPMA, estas condições meteorológicas vão dar origem, já no domingo, a precipitação, em especial nas regiões Norte e Centro, com maior incidência no Minho e Douro Litoral, e à queda de neve nas terras altas.

“Haverá ainda formação de gelo ou geada, em especial no interior. Adicionalmente, prevê-se uma intensificação do vento no litoral e nas terras altas, onde soprará moderado a forte, com rajadas. As baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico”, alerta o instituto.

Está também previsto um aumento da agitação marítima na costa ocidental, a partir de segunda-feira.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Neandertais tinham capacidades simbólicas, indica estudo que incluiu investigadora da UAlg
    Neandertais tinham capacidades simbólicas, indica estudo que incluiu investigadora da UAlg
  • Taça de Campeão de Inverno de Futsal Masculino disputa-se este fim de semana em Tavira
    Taça de Campeão de Inverno de Futsal Masculino disputa-se este fim de semana em Tavira
  • Companhia Olga Roriz estreia novo espectáculo em Loulé e vai selecionar participantes
    Companhia Olga Roriz estreia novo espectáculo em Loulé e vai selecionar participantes
  • Prisão preventiva para detidos por furtos em residências no Algarve. Homens escoavam o produto dos assaltos para o seu país de origem
    Prisão preventiva para detidos por furtos em residências no Algarve. Homens escoavam o produto dos assaltos para o seu país de origem
  • Quer trabalhar num hotel? Vem aí um open day no Barata Hotels em Albufeira
    Quer trabalhar num hotel? Vem aí um open day no Barata Hotels em Albufeira

Opinião

  • Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
    Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
  • A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
    A importância da Dieta Mediterrânica para a saúde humana e para a sustentabilidade | Por Esa Lamy
  • Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges
    Leitura da Semana: Biblioteca Pessoal, de Jorge Luis Borges

Europe Direct Algarve

  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
    Programa europeu CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado na República 14 em Olhão
  • Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
    Rentabilizar os talentos existentes na Europa: um novo impulso para as regiões da UE
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve