Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto DR
Nacional

Vem aí a terceira vaga de calor deste verão: começa sábado e será até “60% mais quente do que em anos anteriores”

Temperaturas altas e seca extrema são alguns dos cenários que Portugal ter de enfrentar nos próximos tempos e que agravam o risco de mais incêndios

11:57 17 Agosto, 2022 16:53 17 Agosto, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

“Vamos entrar numa terceira vaga de calor a partir do dia 20 [de agosto] e o mês de setembro será 50% a 60% mais quente do que em anos anteriores e 40% a 50% mais seco”, adiantou esta quarta-feira José Luis Carneiro, ministro da Administração Interna. As declarações à comunicação social surgiram após uma reunião do governante e da secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, com responsáveis do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a propósito das previsões meteorológicas para os próximos dias.

“Acho que isto diz tudo sobre os riscos acrescidos [de incêndios] que vamos ter ainda de enfrentar”, resumiu o ministro.

À população portuguesa, José Luis Carneiro deixou um apelo: “Podermos vencer os desafios que temos pela frente, todo o esforço da comunidade nacional é indispensável”.

Referindo que, em termos de gravidade, “a onda mais crítica de calor terá sido a de julho”, o ministro frisou que “o prolongamento das vagas de calor é um fator de maior exigência para o conjunto dos meios nacionais” de combate aos incêndios.

Sobre o grande incêndio na Serra da Estrela, que esta quarta-feira de manhã ficou sem frentes ativas, segundo avançou a Proteção Civil, José Luis Carneiro advertiu que é necessário o apoio de toda a comunidade para evitar reacendimentos deste fogo, face às temperaturas que irão subir já no próximo fim de semana.

“Há três razões apontadas pelos investigadores, não pela decisão política, para incêndios como este que estão a ocorrer na Serra da Estrela: a orografia, a meteorologia e a complexidade dos ventos, sento tudo isto associado a um território com caraterísticas que dificultam os meios operacionais”, sublinhou.

“E meios aéreos sem o apoio dos terrestres tornam o combate mais difícil”, acrescentou.

Sobre os motivos que originaram o incêndio, o ministro da Administração Interna avançou que a investigação está a ser desenvolvida pelas autoridades, a par da nova campanha contra fogo posto e os incendiários, visando “combater sem tréguas os que colocam em causa a nossa segurança coletiva”.

ZONAS CENTRO E NORTE MANTÊM RISCOS MUITO ELEVADOS DE INCÊNDIO

“Existem fogos que são praticamente incontroláveis e todos os meios de que podemos dispor são finitos na sua capacidade de atuação”, lembrou Jorge Miguel Miranda, presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“A Serra da Estrela não é uma zona qualquer do país, é a mais montanhosa e com as escarpas mais significativas (à exceção da Madeira)”, o que dificulta a operação de combate, realçou.

“Toda a zona centro e norte têm estado com riscos de incêndio muito elevados desde o início da estação, e estes riscos vão continuar muito elevados nas próximas semanas”, advertiu o presidente do IPMA.

Face ao agravamento de condições metereológicas que se prevê, haverá uma “grande solidariedade e cooperação entre pessoas, autoridades, vilas e aldeias, ou vamos ter uma situação de maior complexidade do que vivemos até agora”, avisou Jorge Miguel Miranda.

Sobre a dimensão do fogo na Serra da Estrela, o presidente do IPMA explicou que incêndios complexos estão a atingir a Europa, mas também “a Califórnia ou a Austrália”.

“Estamos a viver um momento muito complicado da história climática da Terra”, concluiu.

Vem aí muito calor. Siga as recomendações da Direção-Geral da Saúde
IPMA alerta para nova onda de calor a partir de 20 de agosto
  • Texto: Expresso, jornal parceiro do POSTAL

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Algarve Cultura Tech

Olhanense Pedro Marcelino participa em livro sobre Inteligência Artificial com mais de 100 autores

18:01 26 Outubro, 2026 18:14 26 Outubro, 2026

Investigador de Olhão integra obra sobre Inteligência Artificial que chega às livrarias a 27 de outubro e reúne especialistas de várias áreas

Algarve Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

Algarve Cultura Desporto Ensino

Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações

18:48 26 Outubro, 2026 18:48 26 Outubro, 2026

Projeto apresentado por Alexandre Graça destaca histórias e iniciativas de jovens do Algarve, com presença na televisão e nas plataformas digitais

Ciência Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Veículo abandonado em Coimbra.
Auto Nacional

Carro está abandonado há mais de dois anos e ocupa três lugares de estacionamento em Coimbra: saiba o que diz a lei

17:30 26 Outubro, 2026 16:34 26 Outubro, 2026

Viatura permanece num parque de estacionamento em Coimbra há mais de dois anos, apesar de todas as reclamações

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Algarve Cultura Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Opinião Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 14:16 26 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Água branca a sair da torneira.
Saúde Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Banco de Portugal. Crédito: Foto DR
Economia, Nacional

Banco de Portugal só garante as suas poupanças até este valor: saiba quanto dinheiro está protegido

16:50 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O Fundo de Garantia de Depósitos protege o dinheiro dos portugueses até um limite de 100 mil euros por pessoa e por banco

Algarve, Cultura, Tech

Olhanense Pedro Marcelino participa em livro sobre Inteligência Artificial com mais de 100 autores

18:01 26 Outubro, 2026 18:14 26 Outubro, 2026

Investigador de Olhão integra obra sobre Inteligência Artificial que chega às livrarias a 27 de outubro e reúne especialistas de várias áreas

Algarve, Nacional

FlixBus chega a Loulé com novas ligações a Lisboa, Faro e Albufeira desde 4,49 euros

17:01 26 Outubro, 2026 17:01 26 Outubro, 2026

Nova linha da FlixBus reforça as ligações entre o Algarve e o Alentejo, com quatro horários diários e viagens para Lisboa a partir de 4,49 euros

Algarve, Cultura, Desporto, Ensino

Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações

18:48 26 Outubro, 2026 18:48 26 Outubro, 2026

Projeto apresentado por Alexandre Graça destaca histórias e iniciativas de jovens do Algarve, com presença na televisão e nas plataformas digitais

Ciência, Opinião

Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte

16:30 26 Outubro, 2026 16:39 26 Outubro, 2026

"Uma alga que nada em direção à luz não parecia ter muito para ensinar à medicina. Afinal, ensinou-nos a acender neurónios para melhor os compreender"

Mundo

Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta

21:30 26 Outubro, 2026 19:22 26 Outubro, 2026

Normand Tousignant tornou-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entrou para o Guinness World Records

Veículo abandonado em Coimbra.
Auto, Nacional

Carro está abandonado há mais de dois anos e ocupa três lugares de estacionamento em Coimbra: saiba o que diz a lei

17:30 26 Outubro, 2026 16:34 26 Outubro, 2026

Viatura permanece num parque de estacionamento em Coimbra há mais de dois anos, apesar de todas as reclamações

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Jovem mulher a dormir.
Saúde

Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem

19:40 26 Outubro, 2026 12:58 26 Outubro, 2026

Recordar os sonhos ao acordar pode parecer sinal de uma boa noite de descanso, mas a Associação Portuguesa do Sono explica o que significa

Auto

Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto

19:30 26 Outubro, 2026 15:53 26 Outubro, 2026

O IMT esclarece que os condutores portugueses podem pedir uma segunda via da carta de condução pela Internet

Algarve, Cultura, Gastronomia

Adegas de Silves transformam-se em palcos de jazz entre novembro e maio

10:00 25 Outubro, 2026 17:59 21 Outubro, 2026

Concertos intimistas, provas de vinho e tapas marcam o regresso do Jazz nas Adegas a Silves, numa edição que começa a 6 de novembro

Mulher a arrumar pertences numa caixa. Crédito: Magnific
Nacional

“Vou pegar nos meus filhos e vou para aonde, vou para a rua?”: Ana Filipa Varela, mãe de quatro filhos, relatou ameaça de despejo em Odivelas em 2025

15:20 25 Outubro, 2026 08:22 24 Outubro, 2026

Com um rendimento de cerca de mil euros, Ana Filipa procurava uma alternativa à casa onde vivia há mais de uma década

Opinião, Saúde

O cancro do pulmão não tira férias: o peso invisível da doença | Por Filipa Macedo

07:30 24 Outubro, 2026 19:31 21 Outubro, 2026

"A saúde mental deve caminhar de braço dado com o tratamento oncológico. Uma mente forte traduz-se num corpo são"

Idosa a meter protetor. Crédito: Freepik
Tempo

Temperaturas vão subir até 7 graus acima do normal já esta segunda-feira, mas o calor tem os dias contados

18:40 25 Outubro, 2026 14:16 26 Outubro, 2026

Portugal vai registar uma subida das temperaturas esta segunda-feira, com valores até 7 graus acima do habitual para outubro

Água branca a sair da torneira.
Saúde, Vida & Lazer

A água da torneira saiu branca? EPAL esclarece que não há perigos para a saúde

17:20 25 Outubro, 2026 09:50 21 Outubro, 2026

Aparência esbranquiçada da água pode causar estranheza, mas há uma explicação simples e uma forma rápida de perceber o que aconteceu

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Últimas Notícias

  • Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta
    Homem torna-se avô pela primeira vez aos 92 anos e entra para o Guinness: esperou quase 40 anos pela primeira neta
  • Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação
    Guarda o frango nesta prateleira do frigorífico? Especialistas alertam para risco de contaminação
  • Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem
    Associação Portuguesa do Sono esclarece mito: afinal lembrar-se dos sonhos não é sinal de que dormiu bem
  • Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto
    Perdeu a carta de condução? IMT explica como pedir uma nova sem sair de casa e com 10% de desconto
  • Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações
    Podcast “Isto é Juventude” dá voz aos jovens algarvios e ultrapassa 43 mil visualizações

Opinião

  • A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
    A exigência de respeitabilidade na procura de casa | Por José Figueiredo Santos
  • Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
    Das algas aos neurónios: uma descoberta que valeu o Nobel da Medicina em 2026 | Por Isabel Duarte
  • A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão
    A lei, os protestos e os dois pesos e duas medidas | Por Luís Ganhão

Europe Direct Algarve

  • Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
    Mudança da hora continua em Portugal apesar de a UE ter aprovado o seu fim: saiba porquê
  • Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
    Algarve leva gastronomia e vinhos à Feira do Vinho e do Mar em Huelva
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal