Na hora de lavar o carro, levá-lo a um posto de lavagem automática é sempre uma boa opção para quem gosta de ver o exterior do automóvel 100% limpo. No entanto, o preço deste tipo de serviços faz com que muitos condutores prefiram lavar o carro com as suas próprias mãos. O que acontece é que acabam por utilizar muitos produtos que não são os mais indicados e que podem comprometer a saúde do seu carro.
O detergente da loiça é um dos produtos que muitos usam erradamente para lavar o carro. De facto, se este produto de limpeza é tão eficaz para eliminar a sujidade da loiça, porque é que não seria igualmente eficaz para lavar o carro? A resposta a esta questão está precisamente nos químicos dos detergentes da loiça. É que os químicos essenciais para retirar a sujidade de um prato, por exemplo, são muito agressivos para as tintas dos carros, pelo que danificam o exterior do veículo.
Uma boa alternativa passa por adquirir um sabão específico para automóveis de boa qualidade para efetuar o trabalho. Avança a Leak que estes produtos contêm os níveis químicos e de pH adequados para manter o seu carro limpo sem o risco de danificar qualquer um dos seus elementos exteriores.
Outro erro bastante comum ao lavar o carro em casa consiste na utilização de panos e toalhas que se vendem em praticamente todas as superfícies comerciais para fazer a limpeza de móveis e da casa. No entanto, os tipos de fibras que compõem estes artigos podem ser abrasivos para os carros e causar riscos, marcas e redemoinhos desagradáveis.
A somar a este facto, saiba que as toalhas têm fibras muito volumosas que dificultam a eliminação de toda a sujidade do veículo. Para além disso, muitas destas toalhas já vêm com alguma sujidade fruto de limpezas anteriores, pelo que podem sujar ainda mais o seu carro.
Leia também: Britânica no Algarve há 18 anos: “Mesmo que tivesse de limpar WC’s por 2€/h, faria isso para poder ficar”