A Universidade do Algarve foi distinguida com o “Selo de Qualidade Academia Voluntária 2023-2024”, atribuído pela CASES, Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, a várias Instituições de Ensino Superior (IES) pelo trabalho desenvolvido no âmbito do voluntariado.
A cerimónia de atribuição decorreu no passado dia 5 de dezembro, Dia Internacional do Voluntariado, em Vila Nova de Gaia.
Para receber a distinção atribuída à Universidade do Algarve estiveram presentes na cerimónia Conceição Ribeiro, docente do Instituto Superior de Engenharia e Coordenadora do Grupo de Voluntariado da Universidade do Algarve, UAlg V+, e Graça Rafael, funcionária dos Serviços de Ação Social e membro do UAlg V+.
O reitor da UAlg, Paulo Águas, no discurso do 44º aniversário da UAlg, apresentou o Selo a toda a comunidade, destacando a importância desta distinção, e convidando todos os presentes a inscreverem-se no Grupo UAlg V+.
O Grupo de Voluntariado UAlg V+ vai ao encontro da missão e plano estratégico da UAlg, dando resposta a 16 dos 17 ODS, constituindo-se como um serviço aberto à comunidade, dando resposta às necessidades e interesses de todos os intervenientes da Academia e das instituições parceiras.
O Grupo de Voluntariado assume um papel importante enquanto ponte entre as instituições da região (e não só) que o procuram e os membros voluntários que pretendem contribuir com o seu tempo e dedicação.
Este Selo atesta a qualidade da Universidade do Algarve enquanto academia voluntária, e certifica que a UAlg reúne os critérios de uma Universidade que se distingue pelo trabalho desenvolvido na promoção da prática do voluntariado.
O Grupo UAlg V+ já se consolidou como um dos grupos de referência no panorama nacional do voluntariado no ensino superior.
O Dia Internacional do Voluntariado, celebrado a 5 de dezembro, foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1985, e pretende valorizar e reconhecer o esforço e o empenho dos voluntários por todo o mundo. Este trabalho, muitas vezes silencioso e despercebido aos olhos menos atentos, muito contribui para uma sociedade mais solidária, humana, ativa e transformadora, respeitando a diversidade, a igualdade e a participação de todos.
Esta data destaca também o contributo do voluntariado para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo o tema escolhido de 2023 “Se todos fizessem…”.
Do ponto de vista dos voluntários e de acordo com vários estudos cujas referências podem ser encontradas nos trabalhos de investigação desenvolvidos pelo Grupo UAlg V+, são vários os benefícios associados a quem nele participa, nomeadamente: o aumento da autoestima, do bem-estar psicológico, da satisfação face à vida, da felicidade geral, do bem-estar físico geral, fazendo desta prática uma mais-valia para os voluntários.
O voluntariado pode proporcionar um campo importante para a implementação do autoconceito no mundo ocupacional, enquanto meio de expressão dos interesses do próprio acerca de si e do mundo, providenciando o meio para obter satisfação e realização pessoal.
Universidade do Algarve tem cerca de 10 mil estudantes oriundos de mais de 90 nacionalidades
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 43 anos de existência, aparece pela sexta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2023, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela quarta vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada no intervalo 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1591 Instituições de Ensino Superior (IES) de 112 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
Mais recentemente passou a integrar a Universidade Europeia dos Mares (SEA-EU), um “Super Campus” que tem como objetivo criar uma universidade europeia claramente internacional, pluriétnica, multilingue e interdisciplinar, formado por nove universidades: Cádis (Espanha), Bretanha Ocidental (França), Kiel (Alemanha), Gdansk (Polónia), Split (Croácia), Malta (Malta), Nápoles Parthenope (Itália), Algarve (Portugal) e Nord (Noruega).
Leia também: Investigadora da UAlg vê aprovado projeto na área da obesidade financiado em quase 27 mil euros