Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga online as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
EVACUAÇÃO À esquerda, soldados ucranianos ajudam uma idosa a atravessar uma ponte na cidade de Irpin, nos arredores de Kiev, destruída no passado dia 7
Sociedade

Ucrânia: 10 milhões de pessoas obrigadas a deixar as suas residências – ONU

Cerca de 90% dos que fugiram são mulheres e crianças. Os homens entre os 18 e os 60 anos podem ser mobilizados pelo que não podem deixar o país.

14:19 20 Março, 2022 14:19 20 Março, 2022 | POSTAL
  • Facebook
  • Twitter
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest

Dez milhões de pessoas fugiram de suas casas na Ucrânia devido à guerra “devastadora” feita pela Rússia, disse hoje o Alto-comissário da ONU para Refugiados, Filippo Grandi.

“A guerra na Ucrânia é tão devastadora que 10 milhões de pessoas fugiram, deslocadas internamente ou refugiadas no exterior”, disse Grandi na rede social Twitter.

A Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR) disse hoje que 3.389.044 ucranianos deixaram o país desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro, e que outros 60.352 seguiram o caminho do êxodo.

“Entre as responsabilidades daqueles que fazem a guerra, em todo o mundo, está o sofrimento infligido aos civis que são forçados a fugir de suas casas”, acrescentou Grandi no Twitter.

Cerca de 90% dos que fugiram são mulheres e crianças. Os homens entre os 18 e os 60 anos podem ser mobilizados pelo que não podem deixar o país.

A Unicef, agência das Nações Unidas para as crianças, disse que mais de 1,5 milhões de crianças estão entre os que fugiram para o exterior e alertou que os riscos de tráfico e exploração de seres humanos que enfrentam são “reais e crescentes”.

Outra agência da ONU, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) também anunciou que, na quarta-feira, 162.000 cidadãos de países terceiros fugiram da Ucrânia para Estados vizinhos.

Outros milhões deixaram suas casas, mas permanecem dentro das fronteiras da Ucrânia. De acordo com agências da ONU e agências relacionadas, cerca de 6,48 milhões de pessoas estão deslocadas internamente na Ucrânia até quarta-feira, após uma investigação da OIM.

O ACNUR estimou inicialmente que até quatro milhões de pessoas poderiam deixar a Ucrânia.

Antes do conflito, a Ucrânia tinha uma população de 37 milhões em áreas controladas pelo governo, excluindo a Crimeia anexada à Rússia e áreas separatistas pró-Rússia no leste.

Últimas

  • MotoGP: Pol Espargaró internado vai fazer mais exames
    MotoGP: Pol Espargaró internado vai fazer mais exames
  • MotoGP: Campeão do mundo pede mudanças na segurança do circuito
    MotoGP: Campeão do mundo pede mudanças na segurança do circuito
  • MotoGP/Portugal: Pol Espargaró com traumatismos no peito e costas após uma violenta queda
    MotoGP/Portugal: Pol Espargaró com traumatismos no peito e costas após uma violenta queda
  • MotoGP/Portugal: Miguel Oliveira é 19.º nos treinos livres e falha acesso à Q2
    MotoGP/Portugal: Miguel Oliveira é 19.º nos treinos livres e falha acesso à Q2
  • Sismo de magnitude 4.0 registado a sudoeste do Cabo de São Vicente
    Sismo de magnitude 4.0 registado a sudoeste do Cabo de São Vicente

Opinião

  • Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
    Geração de 70 e a sociedade atual | Por Ludgero Faleiro
  • Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
    Leitura da Semana: O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo, de Charlie Mackesy | Por Paulo Serra
  • A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes
    A Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental da APDA já colocou o H2Off no calendário internacional | Por Teresa Fernandes

Europe Direct Algarve

  • Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
    Comissão Europeia alerta para verão ainda mais seco nos países do Mediterrâneo
  • União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
    União Europeia 2030, os termos da sua autonomia estratégica | Por António Covas
  • Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
    Programa CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores vai ser apresentado em Tavira
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve