A Universidade do Algarve é a primeira Instituição de Ensino Superior em Portugal a lançar um processo de Orçamento Participativo (OP) que inclui toda a comunidade académica: estudantes, funcionários não-docentes, docentes e investigadores. O lançamento oficial decorre na próxima quinta-feira, às 14:00, no Anfiteatro Teresa Gamito, no Campus de Gambelas.
Em 2023, a UAlg coloca à disposição da comunidade académica 80 mil euros para projetos que melhorem o seu bem-estar.
“Este montante será distribuído da seguinte forma: 40 mil euros para estudantes e 40 mil euros para funcionários docentes, não-docentes e e investigadores”, explica a academia algarvia em comunicado.
A UAlg reconhece o orçamento participativo como “um mecanismo de participação democrática, que envolve as Unidades Orgânicas, Associação Académica, Serviços e Centros de Investigação, através da valorização das suas opiniões e capacidade de reflexão, com vista a desenvolver o sentimento de pertença, diálogo, mobilização coletiva em prol do bem comum, do respeito pelas escolhas diferentes e do aumento de confiança na gestão da instituição”.
Estudantes, funcionários, investigadores e docentes poderão, assim, decidir sobre uma parte significativa das suas receitas e participar de forma cívica e ativa em projetos inovadores, designadamente, no âmbito do desenvolvimento sustentável, empreendedorismo social, pedagógico, desportivo ou cultural.
Até ao final do mês de março terão lugar sessões públicas de divulgação na UAlg, para que todos possam conhecer a organização e funcionamento do OP-UAlg.
Para saber mais informações basta clicar aqui.
Sobre a Universidade do Algarve
A Universidade do Algarve (UAlg) tem atualmente cerca de 10 mil estudantes, 20% dos quais internacionais, oriundos de mais de 90 nacionalidades, onde se destaca o Brasil, país com maior representatividade.
Com 43 anos de existência, aparece pela quinta vez no ranking do Times Higher Education (THE) Young University Rankings 2022, que analisa o desempenho de instituições de ensino superior criadas há 50 anos ou menos, destacando-se no indicador que avalia a projeção internacional. Este ano volta a integrar a lista das melhores do mundo no Shanghai Ranking’s Global Ranking of Academic Subjects 2022, destacando-se novamente na área de Hospitality & Tourism Management, entre os lugares 76-100, seguindo-se a área de Oceanography, entre os lugares 151-200.
Também integra pela terceira vez o Times Higher Education Impact Rankings, que avalia a nível global o desempenho e contributo das universidades para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. A UAlg ficou posicionada na posição 201-300 na classificação geral do THE Impact Rankings, de entre 1406 Instituições de Ensino Superior (IES) de 106 países.
A UAlg oferece cursos de formação inicial e pós-graduada, nas suas diversas áreas de formação: Artes, Comunicação e Património; Ciências Sociais e da Educação; Ciências e Tecnologias da Saúde; Ciências Exatas e Naturais; Economia, Gestão e Turismo; Engenharias e Tecnologias.
A sua localização privilegiada junto ao Aeroporto Internacional de Faro e o grande número de novas rotas aéreas de ligação às principais cidades portuguesas (Porto e Lisboa) e europeias, bem como as excelentes condições que a UAlg e a região têm para oferecer, fazem com que, cada vez mais, a Academia do Sul do país adquira um estatuto central e internacional.