A turbulência é um fenómeno que ocorre durante um voo e provoca movimentos bruscos do avião. Estes movimentos são causados por alterações na velocidade e direção do vento, ou por correntes de ar instáveis. A turbulência pode ser ligeira, moderada ou severa, sendo uma situação bastante comum na aviação. Neste artigo, com auxílio da Forever Young, vamos falar-lhe acerca duma situação de turbulência que aconteceu num voo dos EUA e que foi considerada pelos especialistas como “um fenómeno pouco comum”
Dez passageiros ficaram feridos ou sofreram hemorragias num voo da Delta Air Lines nos Estados Unidos, depois de ultrapassarem a altitude de 10.000 pés. A mudança na pressão levou a tripulação a regressar à pista de embarque do aeroporto de Salt Lake City. Segundo a estação americana CBS, os serviços médicos do aeroporto prestaram assistência a dez dos 140 passageiros que estavam a bordo do avião com destino ao Oregon.
A companhia aérea confirmou que não houve necessidade de levar os passageiros ao hospital. A Delta Air Lines apresentou um pedido de desculpas aos passageiros do voo e anunciou que irá fornecer as indemnizações necessárias para cobrir as despesas de saúde.
David Parkinson, especialista em fenómenos meteorológicos, explicou à CBS que “as principais razões residem na forte turbulência, provocada pelos ventos fortes, e na mudança de pressão na zona sul do país”, acrescentando que “este é um fenómeno pouco comum”.
Embora possa causar desconforto e ansiedade aos passageiros, a turbulência raramente representa um perigo sério para a segurança do voo. Os aviões são projetados para suportar estas condições, e os pilotos estão treinados para lidar com elas. Muitas vezes, a turbulência ocorre quando o avião passa por uma corrente de ar descendente ou ascendente, ou quando atravessa uma frente meteorológica, como uma tempestade.
A turbulência é geralmente prevista pelos pilotos através de radares e relatórios meteorológicos, permitindo que eles ajustem a rota e a altitude do avião para minimizar o seu impacto. Contudo, há situações em que a turbulência pode surgir de forma inesperada, conhecida como turbulência de céu claro, que ocorre em áreas sem nuvens e é difícil de detetar antecipadamente.
Apesar de ser desconfortável, a turbulência é parte normal de um voo e raramente causa danos ao avião. É sempre recomendado que os passageiros mantenham o cinto de segurança apertado enquanto estiverem sentados, como medida preventiva.
Leia também: Esta ilha portuguesa é a mais isolada da Europa, já foi refúgio de piratas e tem mais vacas que habitantes