O triatleta português Vasco Vilaça foi, esta sexta-feira, mordido por uma foca ao nadar na praia de Zuma, Califórnia, no braço direito e na mão esquerda, mas conseguiu dominar o animal e chegar a salvo à costa.
O representante do Benfica, de 22 anos e natural da Amadora, mas cuja família se estabeleceu na Suécia, estava a treinar com outros atletas para a etapa de Malibu da Super Liga de Triatlo quando o insólito episódio aconteceu.
“Estava a nadar e tive o azar de ir em direção à foca. Ela começou a vir contra mim, ficou perto e parecia um cão a cheirar-me. Tentei afastá-la, devagar e sem agressividade, mas uma onda empurrou-a para cima de mim. Foi então que se assustou e mordeu-me o braço e não queria largar”, disse Vilaça, citado no site da competição.
Vilaça, com a ajuda de outra onda, conseguiu abrir a boca da foca e depois apertá-la para não voltar a ser mordido, nadando rumo à areia de Zuma, onde foi assistido pelos nadadores-salvadores, antes de ser transportado para um hospital, onde recebeu o tratamento às feridas, estando apto a participar na prova do fim de semana.
O triatleta foi campeão do mundo de juniores em Kitzbuhel, Áustria, em 2017 e vice-campeão do mundo de elites em Hamburgo, Alemanha, em 2020.
- Texto: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL, com Lusa