Skip to content
Postal do Algarve

#liberdadeparainformar
Site provisório

Postal do Algarve

Diariamente, siga as notícias do Algarve e as mais relevantes de Portugal e do Mundo

Menu
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Patrocinado
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Sociedade

Três homens condenados nos EUA a prisão perpétua por crime racista

Ahmaud Arbery, de 25 anos, foi morto a tiro a 23 de fevereiro de 2020, enquanto corria num bairro residencial da Geórgia.

23:12 9 Janeiro, 2022 23:12 9 Janeiro, 2022 | POSTAL

Três norte-americanos brancos foram esta sexta-feira condenados a prisão perpétua pelo assassínio do jovem negro Ahmaud Arbery, morto a tiro enquanto fazia desporto, em fevereiro de 2020, no sul dos Estados Unidos.

Travis McMichael, de 35 anos, autor dos disparos fatais, e o seu pai, Gregory McMichael, de 66 anos, foram condenados a prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional.

Já o vizinho destes, William Bryan, de 52, que participou no crime, filmando-o, foi condenado a prisão perpétua com a possibilidade de requerer liberdade condicional após 30 anos de prisão.

Ahmaud Arbery, de 25 anos, foi abatido em 23 de fevereiro de 2020, quando corria num bairro residencial de Brunswick (Geórgia), por três homens que alegaram tê-lo confundido com um ladrão ativo no bairro.

FILE – A painted mural of Ahmaud Arbery is displayed on May 17, 2020, in Brunswick, Ga., where the 25-year-old man was shot and killed in February. Arbery was shot and killed by two men who told police they thought he was a burglar. (AP Photo/Sarah Blake Morgan, file)

O juiz do Supremo Tribunal da Geórgia, Timothy Walmsley, pediu antes da leitura da sentença para que fosse respeitado um minuto de silêncio para “representar uma fração do tempo que Ahmaud Arbery esteve a correr em Satilla Shores”, que foi de cinco minutos, enquanto foi perseguido.

“Quando penso sobre isto. Penso de vários ângulos e continuo a revisitar o terror que se terá instalado na mente daquele jovem”, acrescentou, citado pela agência EFE.

Os pais e a irmã de Arbery também intervieram na audiência, que durou cinco horas, e pediram pena máxima para os três homens presentes na sala.

A mãe da vítima, Wanda Cooper Jones, salientou que os culpados “não demonstraram remorsos e não mereciam misericórdia”.

“Não foi um caso de confusão de identidade ou erro factual. Eles decidiram atacar o meu filho porque não o queriam na sua comunidade. Eles optaram por tratá-lo de forma diferente de outras pessoas que visitam a sua comunidade com frequência e, como não conseguiram assustá-lo o suficiente, mataram-no”, vincou.

As palavras da mãe de Arbery foram citadas pelo próprio juiz quando leu a sentença.

Em 24 de novembro, um júri composto por doze pessoas, quase todas brancas e apenas um negro, considerou os três réus culpados pelo homicídio de Arbery.

McMichael e Bryan enfrentam outro julgamento federal

Além deste processo judicial, McMichael e Bryan enfrentam outro julgamento federal por terem cometido crimes de ódio e por tentativa de sequestro, que está previsto começar em fevereiro.

À porta do tribunal esteve reunida uma multidão de manifestantes que comemoraram a sentença.

Embora a Constituição dos Estados Unidos proíba julgar a mesma pessoa duas vezes pelo mesmo crime, o Supremo Tribunal autoriza desde 1847 processos distintos pela justiça federal e a do estado, por se tratar “de entidades soberanas” diferentes.

Na verdade, é muito raro que ocorram dois julgamentos, porque quando uma condenação é pronunciada por um dos dois sistemas, o outro perde geralmente o interesse.

Mas isso permite aumentar a pressão em casos delicados ou retomar um caso após uma absolvição ou uma não-pronúncia. Assim, nos anos 1960, a justiça federal processou vários brancos absolvidos do assassínio de negros pela justiça de estados segregacionistas, no sul dos Estados Unidos.

Em 2020, o nome de Ahmaud Arbery ressoou pelos Estados Unidos nas enormes manifestações contra a violência sobre os negros, juntamente com os de George Floyd, sufocado por um polícia branco em Minneapolis, e de Breonna Taylor, morta a tiro pela polícia no seu apartamento em Louisville.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
Whatsapp
Share on email
Email
Há um novo POSTAL do ALGARVE nas bancas com o Expresso 🌍

Últimas

  • Canoagem: Campeonato Regional de Esperanças Sul disputa-se na Mexilhoeira da Carregação em Lagoa
    Canoagem: Campeonato Regional de Esperanças Sul disputa-se na Mexilhoeira da Carregação em Lagoa
  • Portugal 2020 atinge 73% de execução no Algarve até dezembro
    Portugal 2020 atinge 73% de execução no Algarve até dezembro
  • Elvis Presley e a cultura popular do século XX servem de mote para as XVII jornadas do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg
    Elvis Presley e a cultura popular do século XX servem de mote para as XVII jornadas do Centro de Investigação em Artes e Comunicação da UAlg
  • Jornada Mundial da Juventude: Diocese do Algarve prevê levar 1.000 peregrinos a Lisboa
    Jornada Mundial da Juventude: Diocese do Algarve prevê levar 1.000 peregrinos a Lisboa
  • Lia Rodrigues apresenta “Eco Ego” na Galeria de Exposições do IPDJ do Algarve
    Lia Rodrigues apresenta “Eco Ego” na Galeria de Exposições do IPDJ do Algarve

Opinião

  • Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
    Cancro: há Guerras sem vencedores nem vencidos | Por Raquel Granjo
  • Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 
    Leitura da Semana: Amamos, porquê?, de Anna Machin 
  • Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito
    Cuidadores de pessoas com deficiência | Por Marta Pimenta de Brito

Europe Direct Algarve

  • Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
    Taxas Euribor a seis meses batem novo recorde, renovaram a um máximo de 14 anos
  • Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
    Sentimento económico recupera em janeiro na UE e na zona euro
  • Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
    Programa de financiamento CERV – Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores pelo comissário Reynders [vídeo]
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve