A partir do dia 20 de maio, as transferências bancárias nacionais serão alvo de alterações significativas, e o Banco de Portugal acredita que estas medidas contribuirão para a redução de fraudes. Entre as novidades, destaca-se a necessidade de confirmação prévia do beneficiário do dinheiro, além de outras mudanças importantes.
Uma das principais alterações é a introdução da confirmação do beneficiário em todas as transferências, seja através de caixas automáticas Multibanco, homebanking ou aplicativos móveis dos bancos. Esta funcionalidade permite aos remetentes confirmar previamente o destinatário do dinheiro, reduzindo assim os riscos de enviar fundos para destinatários incorretos, como nos conta o Notícias ao Minuto.
Além disso, nos débitos diretos, também será implementada a confirmação do beneficiário, garantindo que o devedor é o titular da conta a ser debitada. Esta medida visa fortalecer ainda mais a segurança das transações financeiras.
Outra mudança significativa, a entrar em vigor a partir de 24 de junho (com execução gradual até setembro), é a possibilidade de realizar transferências entre contas bancárias nacionais utilizando apenas o número de telefone do beneficiário. Este método simplificado, denominado “proxy lookup”, tornará mais ágil e conveniente o processo de transferência, sem comprometer a segurança.
Com esta medida, inspirada no sucesso da rede MBWay, os utilizadores poderão associar o seu número de telefone a uma conta bancária, facilitando assim a transferência de fundos de forma rápida e segura.
No Relatório dos Sistemas de Pagamentos de 2023, divulgado recentemente, o Banco de Portugal destaca o potencial destas medidas para reduzir os riscos de fraudes e aumentar a confiança dos consumidores no sistema financeiro nacional.
Leia também: Já ouviu falar do Treino zero? Aprenda o método japonês para “derreter” a gordura do corpo [vídeo]