O Estádio Municipal de Albufeira volta a acolher o Torneio Internacional de Futebol Adaptado, já este sábado, dia 18 de Março, entre as 9 e as 17 horas.
A prova, o maior evento deste tipo a nível nacional, vai reunir cerca de três centenas de atletas de equipas portuguesas e holandesas: Futebol Clube do Porto (equipa B), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM Setúbal), Selecção de Gaia, Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA), Associação Algarvia de Pais e Amigos das Crianças Diminuídas Mentais (AAPACDM Faro) e a equipa dos Países Baixos Ijsselmeervogels.
O programa tem início marcado para as 9 horas com a recepção das equipas, seguindo-se, pelas 10 horas, a Cerimónia de Abertura do evento. Às 10.30 iniciam-se os Jogos da Fase de Grupos, às 12.30 as Eliminatórias e, pelas 14 horas, a Fase Final. A Entrega dos Prémios e Cerimónia de Encerramento acontecem a partir das 15.40.
O Desporto Adaptado é um projecto que foi idealizado, no ano de 2006 pela Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve (APEXA), com o objectivo de promover modalidades desportivas para pessoas com e sem deficiência, permitindo a igualdade de oportunidades no livre acesso ao desporto e a integração de pessoas com deficiência na comunidade.
No caso do Futebol Adaptado, concretamente deste Torneio que já vai na sua décima edição, o objectivo passa por promover a participação numa actividade desportiva adaptada, com vista a proporcionar às pessoas com deficiência física e mental, a oportunidade de conviverem com pessoas de outras zonas do País e com equipas de outras nacionalidades.
O TIFFA – Torneio Internacional de Futebol Adaptado de Albufeira resulta de uma parceria entre a APEXA, a Câmara de Albufeira e algumas instituições de Amersfoort, na Holanda, que se dedicam à promoção da prática desportiva de pessoas com deficiência.