Inserido pela primeira vez na programação desportiva oficial do Carnaval de Loulé, a segunda edição do Torneio de Xadrez Jovem realizou-se no sábado de manhã, no piso superior do Convento do Espírito Santo.
Disputado por 24 xadrezistas entre os 6 e os 18 anos, o evento contou com uma actividade extra-torneio que premiou o jogador que melhor apresentou e desfilou com a sua máscara de Carnaval. O vencedor foi André João com a máscara “Noite & Dia”.
No encontro marcaram também presença vários entusiastas da modalidade que, durante a manhã, jogaram entre si, e com os petizes mais despachados, algumas partidas nos corredores do piso superior do claustro, utilizando para o efeito um xadrez de mesa gigante que foi um grande foco de animação.
Paredes meias, preparavam-se os foliões que, à tarde, animariam o corso do Carnaval de Loulé, bem como Hélder Reis e a restante equipa do ‘Aqui Portugal’ que durante a tarde transmitiram, para todo o país, no canal 1 da RTP, a festa do Carnaval de Loulé, com o palco montado em frente à Câmara Municipal e directos realizados a partir do corso na Avenida José da Costa Mealha.
O torneio, co-organizado pela AXAL e pelo Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do al-Gharb com o apoio da autarquia louletana, foi um momento de convívio e confraternização para os jovens jogadores.
Os mais experientes receberam os estreantes, e estes aproveitaram a oportunidade para ter uma iniciação ao xadrez competitivo num ambiente de celebração e aprendizagem.
Por escalões etários, destacaram-se, entre os menores de 8 anos, Akim Akhmedov (AXAL – Vilamoura) e Catarina Casonyi (Loulé ++); nos sub-10, venceu André João (AXAL – Faro) seguindo-se o colega de equipa Afonso Estrelo.
No sempre muito disputado escalão sub-12, que reuniu 10 participantes, quem mais pontuou foi João Soares (ADC Faro), seguindo-se Leonardo Chitanu e Rui Fernandes, ambos da AXAL – Faro.
Simão Monteiro, do Loulé ++, foi o sexto do escalão, e Pedro Cabrita, do Clube de Xadrez da Escola Eng. Duarte Pacheco, o sétimo. Nos sub-14, venceu o experiente Elias Shapoval (AXAL – São Brás de Alportel) e o pódio completou-se com duas Torres de Loulé, Diogo Quinta e Diogo Silva. Entre os mais velhos, Etienne Schade (AXAL – São Brás de Alportel) venceu os sub-16 e Tomás Mendes (Loulé ++) os sub-18.
Nos escalões não etários, as Torres de Loulé fizeram o pleno. Na competição feminina, as Rainhas do Carnaval foram Patrícia Casonyi (1ª), Luísa Filipe (2ª) e Paula Tíjaro (3ª); já no pódio da classificação geral, composto por Tomás Mendes (1º), Fernando Filipe (2º) e Ricardo Dias (3º), os festejos também foram “à grande e à louletana”, refere a organização.
O próximo Torneio de Xadrez Jovem da AXAL é o da Páscoa e realiza-se no dia 22 de Abril, em Faro.