O primeiro momento do “Águas Sem Fronteiras”, um torneio entre turmas que desafiou os alunos algarvios a refletir e produzir uma campanha de incentivo à poupança da água terminou com mais de 200 turmas inscritas de todos os municípios algarvios e algumas inscrições além da região algarvia.
Sensibilizar e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes dos recursos hídricos foi a premissa que levou a Águas do Algarve a lançar o “Torneio Águas Sem Fronteiras”, um desafio criativo para os mais jovens.
Do 1º ao 3º ciclo, todos os alunos Algarvios foram convidados a realizar uma peça publicitária que alertasse a comunidade para as questões associadas ao uso eficiente de água.
Para além deste convite foram criados materiais lúdico-pedagógicos integralmente dedicados às questões ambientais e facilitados vídeos instrutivos para o pretendido em cada ciclo escolar. Os mesmos estão disponíveis no site www.aguassemfronteiras.pt
“Com quase duas centenas de trabalhos recebidos de elevadíssima qualidade, foi uma árdua tarefa para o júri da Águas do Algarve selecionar apenas um vencedor em cada categoria”, explica a Águas do Algarve em comunicado.
Assim, com base na criatividade, pertinência e qualidade do trabalho apresentado destacou-se a equipa “Os Pocinhas” do 4ºA da Escola Básica n.º 4 do Concelho de Olhão que foi a vencedora do primeiro grupo, do 1º ao 5º ano de escolaridade.De forma a agraciar a excelência do empenho e resultado alcançado pela equipa, cada aluno irá receber um jogo de ciências baseado na temática da água.
No segundo grupo, do 6º ao 9º de escolaridade, a turma vencedora foi o 7º G da Escola Básica Tecnopolis, do Concelho de Lagos.
Toda a turma vai para receber um smartwatch, para melhor gerir as suas tarefas, inclusivamente aquelas associadas ao consumo de água.
“Porque a qualidade dos trabalhos recebidos é de excelência, não poderíamos deixar de para além dos 2 vencedores, selecionar os 5 melhores trabalhos selecionados para participar no “Dia Águas Sem Fronteiras”, que se celebrará no dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, na praia da Gaivota, em Quarteira”, avança a Águas do Algarve.
Na grande Final do Torneio Águas Sem Fronteiras estarão presentes as turmas: Equipa “Os Criativos” – 5ºano da Escola Básica de São Vicente – Vila do Bispo; Equipa “100Água” 9º ano da Escola Básica de Castro Marim – Castro Marim; Equipa “As Gotas” – 2/3º ano da Escola Básica J.I. 1º Ciclo D. Francisca de Aragão – Loulé; Equipa “Os Pocinhas”- 4º ano da Escola Básica nº 4 de Olhão – Olhão e Equipa “7ºG Tecno” – 7º ano da Escola Básica Tecnopolis – Lagos.
Este evento conta com o apoio e total envolvência da Junta de Freguesia de Quarteira e da Câmara Municipal de Loulé, para além dos Parceiros APA e DGestE.
“Este pretende ser um dia inesquecível de jogos e atividades para os cerca de 150 participantes, em que o vencedor será o Oceano!”, destaca a organização.
Inolvidável será a estreia das Mascotes Clarinha e Salpico, que estarão disponíveis para uma sessão de fotografias com todos e cada um dos participantes
A Águas do algarve vai ainda atribuir 10 menções honrosas aos participantes:
- Equipa B da EB1 Professor Caldeira Alexandre – Vila Real de Santo António
- Gotinhas em tons de azul da Jardim-Escola João de Deus de São Bartolomeu de Messines
- Equipas Hoxi-O, Conta-Gotas e 5ºI de Invencíveis da EB/JI Silves nº2 – Silves
- SL-3B da EB1 de São Luís – Faro
- JF8E – Com Água é que é! da E.B. 2,3 Júdice Fialho – Portimão
- Amigos do Mar da E.B. 2,3 Júdice Fialho – Portimão
- Os Cristalinos da Escola Básica n.º 4 de Olhão
- Equipa Ambiente da Escola Básica Tecnopolis – Lagos
- Gotas de Mudança – Escola Básica Tecnopolis – Lagos
- Gotinhas da Diferença Escola Básica 2,3 João de Deus – Silves
A Águas do Algarve congratula “todos os trabalhos enviados, reconhecendo o apreço, entrega e dedicação prestada pelos professores, alunos, auxiliares de ensino, e familiares a este Projeto – Águas Sem Fronteiras, e a todos eles remetemos os sinceros parabéns e agradecimento”.
O Projeto Águas Sem Fronteiras, conta também com o apoio da Agência KICO, em todo o desenvolvimento e construção do mesmo.