A Too Good To Go fazendo jus à sua missão de inspirar e capacitar consumidores e mercado da necessidade de tomarmos uma posição mais activa e consciente na luta contra o desperdício alimentar, inicia o ano de 2021 com um desafio – descobrir a Verdade Escondida do desperdício alimentar.
“O desperdício alimentar é um problema ignorado por muitos, mas tem um impacto enorme: no ambiente, nas pessoas e na economia”, afirma a Too Good To Go, acrescentando que “temas como a reciclagem, redução de plásticos, poupança de água estão já bastante presentes, felizmente, na mente de todos mas é, também, urgente prestar atenção às consequências do desperdício de alimentos”.
Motivada por essa verdade, a Too Good To Go lançou um desafio em forma de passatempo, que reforça que está na altura de olhar de perto para o desperdício alimentar e vermos #AVerdadeEscondida.
Quando olha para uma maçã, o que vê? Ocorre-lhe que, todos os anos, 3.7 triliões de maçãs são desperdiçadas? Quando rejeita um legume “feio”, sabe que 50 milhões de toneladas de frutos e legumes cultivados na Europa são desperdiçados por serem “imperfeitos”? Quando deita fora o excedente do jantar de ontem, lembra-se que cada Português desperdiça, em média, 97kg de comida por ano? Estes são apenas alguns dos factos para os quais a marca vai sensibilizando, ao longo desta semana.
Entre 11 e 15 de Janeiro, a Too Good To Go estará a esconder factos sobre desperdício alimentar na app, mais especificamente dentro das descrições das Magic Boxes de determinados estabelecimentos e a dar dicas diárias nas suas redes sociais para que os consiga descobrir. E quem os encontrar, e cumprir com todas as indicações do passatempo dadas pela marca, habilita-se a ganhar 1 ano gratuito de Too Good To Go! Ou seja, 365 promo codes que dão direito a 365 Magic Boxes, na app da Too Good To Go.
“Embora saibamos que desperdiçar comida não é bom, devemos também saber que a comida que desperdiçamos e que nunca chega a ser consumida, esconde uma verdade, pois o seu desperdício envolve o desperdício de, por exemplo, vários recursos como água, solo ou energia, usados na sua produção e transporte, gerando um impacto directo no planeta”, explica a A Too Good To Go.
Este é um problema invisível que esconde grandes consequências desconhecidas da grande maioria dos consumidores. É urgente sabermos que quase 30% das terras agrícolas do mundo são usadas para produzir alimentos que nunca chegarão a ser consumidos, pois são simplesmente desperdiçados, ao longo de toda a cadeia de valor. E que o desperdício de alimentos é responsável por entre 8 e 10% das emissões de gases de efeito estufa, o mesmo que as emissões do transporte rodoviário mundial.
“Metade do desperdício de alimentos ocorre no ambiente doméstico. Com esta iniciativa pretendemos colocar na memória das pessoas dados que são muitas vezes desconhecidos da grande maioria, com o intuito de sensibilizar a uma mudança dos actuais hábitos de consumo alimentar e promover o combate activo ao desperdício de alimentos”, afirma Madalena Rugeroni, Country Manager da Too Good To Go Portugal e Espanha.
Um resumo do ano 2020 da Too Good To Go em Portugal
A empresa surge em Portugal em finais de Outubro de 2019, e conta, à data de hoje (13 de janeiro 2020), com uma comunidade de mais de 500.000 utilizadores e mais 2.400 parceiros, desde restauração até grandes grupos da indústria alimentar como Auchan, Intermarché, Meu Super, Nestlé e Danone. Que juntos já salvaram mais de 350.000 refeições do desperdício, o que equivale a quase 900 toneladas de CO2e que não foram libertados para a atmosfera, caso essas refeições fossem desperdiçadas.
Uma economia circular que possibilita uma vantagem para o consumidor, para o ambiente, mas também para o estabelecimento, que encontra nesta solução uma segunda oportunidade de escoar excedente que se iria transformar em desperdício, reduzindo a sua pegada ecológica e optimizando a sua operação – mesmo que o impacto principal e mais significativo não seja, de todo, o financeiro – dando uma segunda oportunidade aos alimentos.
Para o utilizador, o processo para salvar as Magic Boxes, na aplicação, é muito simples e rápido. Basta descarregar a aplicação Too Good To Go, que está disponível de forma gratuita para IOS e Android. De seguida, fazer uma pesquisa pelos estabelecimentos na sua zona e assim salvar o número desejado de Magic Boxes – que varia de estabelecimento para estabelecimento. Por fim, o utilizador deve dirigir-se ao local para efectuar a recolha. O pagamento é feito através da aplicação, e o recibo é gerado na altura da recolha, no local e horário estabelecido e indicado na aplicação, pelo próprio estabelecimento.
Sobre a Too Good To Go
A Too Good To Go é uma empresa de impacto social que tem como missão o combate ao desperdício alimentar, motivando e incentivando a uma nova forma de consumo. Em 2016 esta missão materializa-se numa aplicação que permite a estabelecimentos (restaurantes, hotéis, supermercados, mercearias, pastelarias, entre outros) vender os excedentes alimentares de cada turno ou do dia a potenciais clientes. Os utilizadores e estabelecimentos parceiros têm nas suas mãos o poder de “salvar” comida com qualidade, e com apenas alguns cliques ajudarem a preservar o meio ambiente, reduzindo o desperdício alimentar e as emissões de CO2.
Em Portugal a aplicação, que chegou ao mercado no final de Outubro de 2019. Hoje a 13 de janeiro de 2020 já conta com mais de 500 Mil utilizadores e mais de 2400 parceiros que juntos salvaram mais de 350 refeições do desperdício.
Dados actualizados diariamente – Mantenha-se a par de todos os dados relevantes em https://toogoodtogo.org/en
Como funciona a Aplicação
Na aplicação os utilizadores podem comprar Magic Boxes de forma simples e fácil. Escolhem o estabelecimento que mais gostam, reservam a sua Magic Box na aplicação, e dirigem-se ao espaço para fazer a recolha, no horário estabelecido. Aí são surpreendidos com uma selecção de produtos, tendo em conta a natureza de cada estabelecimento. O facto de estas Magic Boxes serem surpresa — pois é impossível prever o desperdício de forma tão detalhada — cria uma dinâmica especial e uma experiência única. Contudo, antes de pedir a sua Magic Box, o utilizador pode filtrar as suas escolhas na aplicação e descobrir qual o estabelecimento que mais lhe interessa, com base no habitual de cada espaço, sendo que as opções são diversas e variam entre comida chinesa, japonesa, italiana, portuguesa, vegetariana, vegan, entre muitas outros produtos alimentares.
A aplicação é gratuita e está disponível para iOS e Android
Acompanhe a Too Good To Go: Facebook; Instagram; Youtube; LinkedIn