A internet lenta nas habitações pode estar ligada ao custo da energia. Muitas pessoas procuram formas de poupar no consumo de eletricidade em casa. Uma delas é desligar os ‘routers’ à noite, quando não estão a ser utilizados, para impedir que consumam energia elétrica.
Por muito tentador que a ideia de desligar o ‘router’ possa parecer, este é um erro que deve evitar cometer se quer manter uma ligação rápida à Internet em casa, explica Aman Bhatti da Sky Broadband (serviço de banda larga oferecido pela Sky UK no Reino Unido), ao Mirror.
As operadoras, nas palavras de Bhatti acabam por aproveitar o período noturno para realizar atualizações durante o período noturno, quando há menos pessoas ligadas à rede.
“Sabemos que os nossos routers são levados ao limite durante o dia – seja em videochamadas, a transmitir a mais recente série ou em jogos online. É por isso que os routers recebem atualizações de ‘firmware’ durante a noite, para evitar interrupções desnecessárias durante o dia”, explica Bhatti. “Desligar o router durante a noite pode afetar atualizações e otimizações automáticas que, por sua vez, podem impactar o desempenho, velocidade e estabilidade da rede”.
Há ainda outra questão com estar sempre a desligar e ligar o ‘router’. Pode dar a indicação à operadora de que a rede é instável, levando-a a criar restrições para garantir que permanece ligada à rede.