As praias do Barril e Terra Estreita (Santa Luzia), Ilha de Tavira (mar) e Cabanas (mar), voltaram a ser distinguidas com o galardão da Bandeira Azul. O anúncio foi feito, pela Associação Bandeira Azul da Europa, esta terça-feira, no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.
“Em 2024 foram atribuídas 440 Bandeiras Azuis das quais 398 em Praias, 19 em Marinas e 23 em Embarcações Ecoturísticas. Foram também reconhecidos 22 Centros Azuis (estruturas na praia ou na sua proximidade) onde se prestam informações e se desenvolvem ações de Educação Ambiental especificamente sobre a Bandeira Azul”, afirma a autarquia tavirense em comunicado.
A campanha da Bandeira Azul iniciou-se à escala europeia, em 1987, integrada no programa do Ano Europeu do Ambiente. Esta iniciativa da Fundação para a Educação Ambiental (Foundation for Environmental Education – FEE), com o apoio da Comissão Europeia, tem como objetivo, elevar o grau de consciencialização dos cidadãos em geral, e dos decisores em particular, para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro.
A atribuição é efetuada, anualmente, às praias, portos de recreio e embarcações turísticas que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utentes, de informação e sensibilização ambiental.
As praias do Barril, Ilha de Tavira e Cabanas são detentoras da Bandeira Azul, desde 1987. Quanto à Terra Estreita, recebe o galardão desde 2008.
Leia também: Banco de Bens e Serviços Essenciais para Animais de Tavira vai ajudar quem mais precisa