Com a aproximação da Páscoa, os supermercados enchem-se de ovos de chocolate, sobretudo da marca Kinder. Todavia, no Reino Unido, um lote destes mesmos ovos levou a que vários consumidores começassem a apresentar sintomas de salmonella.
A Agência responsável pela proteção da saúde pública britânica afirma que a empresa Ferrero, que detém a produção do ovo Kinder, identificou o problema e, consequentemente, um lote específico de ovos foi retirado das prateleiras dos supermercados.
Pelo menos 57 pessoas ficaram infetadas, a maioria crianças entre os 3 e os 5 anos.
Segundo a imprensa britânica, os chocolates em causa são ovos de 20 gramas e três embalagens de ovos com datas de validade entre 11 de julho e 7 de outubro de 2022.
Posto isto, a autoridade alimentar do país desaconselha o consumo dos ovos de chocolate deste lote.
Os ovos de chocolate, que terão sido infetados, foram todos produzidos na mesma fábrica e os outros produtos não terão sido afetados.
Os sintomas de salmonella incluem diarreia, cólicas, náuseas, vómitos e febre. Idosos, crianças e imunodeprimidos fazem parte dos grupos de risco.
A doença é conhecida como uma das principais infeções transmitidas pelo consumo de alimentos. A carne de animais, leite e ovos são geralmente os principais veículos de transmissão de salmonella.