Um sismo de magnitude 7.0 na escala de Richter abalou Marrocos e foi sentido no Algarve e em Lisboa, na noite desta sexta-feira.
Segundo informou o Centro Alemão de Pesquisas em Geociências (GFZ), o epicentro do abalo foi registado a cerca de 80 quilómetros a sudoeste de Marraquexe e a uma profundidade de 10 quilómetros.
Dados preliminares davam conta de um abalo de magnitude 7 a uma profundidade de 10 quilómetros, tendo estes dados sido revistos pelo GFZ.
O abalo terá ocorrido pelas 22:11 (hora local). Cerca de 15 minutos depois, foi registada uma réplica de magnitude 4,8.
Na plataforma X (antigo Twitter), há já vários relatos de quem tenha sentido o abalo do sismo em Portugal, sobretudo no Algarve e até em Lisboa.
No Algarve, já há relatos nas redes sociais em Tavira, Faro, Portimão e Lagos.
“Digam-me que também sentiram o sismo em Lisboa há pouco”, escreveu uma utilizadora na rede social Twitter/X. “Senti mesmo um sismo aqui em Lisboa?”, questionou outro utilizador.
De acordo com o IPMA, o sismo, “até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal)”.
“Foi ainda sentido com menor intensidade nos concelhos de Coimbra (Coimbra), Albufeira, Olhão, Silves (Faro), Alenquer, Loures, Mafra, Oeiras, Sintra, Amadora, Odivelas (Lisboa), Santo Tirso, Vila Nova de Gaia (Porto), Santiago do Cacém, Seixal e Sesimbra (Setúbal), refere o IPMA, que admitiu a possibilidade de emitir novos comunicados sobre o assunto.
Segundo os ‘media’ marroquinos, o sismo fez com que muitas pessoas saíssem para as ruas de Casablanca, Rabat, Marraquexe e Agadir.
As linhas telefónicas foram interrompidas.
Um segundo tremor de 4,9 foi registado a nordeste de Taroudant (200 quilómetros a sul de Marraquexe) cerca das 23:30.
Não há, até ao momento, informação relativa a vítimas ou danos.
Na terça-feira, quatro sismos foram sentidos em Portugal continental: em Albufeira, Olhão, Évora e Arouca – algo que terá sido apenas uma coincidência temporal.
Leia também: Sismo de 5,3 sentido em várias cidades do sul de Portugal