Na madrugada desta quarta-feira, por volta das 4:50, foi registado um sismo de magnitude 2.9 na escala de Richter, a cerca de 45 quilómetros a Sul-Sudoeste de Albufeira, de acordo com informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Até o momento, não há informações sobre qualquer impacto significativo causado por este sismo na região. Segundo a escala de Richter, este evento é classificado como “muito pequeno”, o que geralmente implica que não causa danos relevantes.
O sul de Portugal é suscetível a sismos devido à sua localização próxima da fronteira entre a placa tectónica Euroasiática e a placa tectónica Africana. Embora não seja tão propensa a sismos significativos como outras partes do país, como a região de Lisboa e Vale do Tejo, o Algarve não está imune a eventos sísmicos.
A escala de Richter classifica os sismos de acordo com a sua magnitude, sendo que este sismo se enquadra na categoria de “muito pequeno”. A escala de Mercalli Modificada, por outro lado, avalia a intensidade percebida dos sismos nas áreas locais.
A Escala de Mercalli Modificada, que mede a intensidade e os efeitos percebidos dos sismos, classifica este evento como de intensidade IV, considerada moderada.
De acordo com esta escala, em situações de intensidade IV, é comum que “carros estacionados balancem,” “janelas, portas e loiças tremam” e “vidros e loiças choquem ou tilintem”. Embora este sismo tenha sido sentido, não foram relatados danos significativos em estruturas ou ferimentos pessoais.
É importante que a população esteja consciente da atividade sísmica e saiba como reagir em casos de sismos, seguindo as orientações das autoridades competentes e mantendo-se informada sobre as condições de segurança.
Leia também: Sismo abala Portimão na manhã desta segunda-feira