Após a realização do IV Congresso da UGT-Algarve em maio, no dia 15 de junho reuniu-se o Secretariado da UGTAlgarve. As principais Associações Sindicais e Sindicatos filiados na UGT constituem este órgão executivo.
Na sua primeira reunião elegeram os Sindicatos cujos dirigentes irão exercer as funções executivas de vice-presidentes. O MAIS Sindicato está assim representado pelo atual coordenador da Secção de Portimão, Rui Vicente. Enquanto que a FNE – Federação Nacional da Educação está representada pelo coordenador distrital do Sindicato de Professores SDP Sul, José Paulo Dias.
Foi, também, eleito o Sindicato para o cargo de Tesoureiro do Secretariado: o SINTAP. Este cargo será desempenhado pelo dirigente máximo a nível regional daquele Sindicato da Função Pública, João Barnabé.
Por sua vez, Daniel Santana, eleito presidente no Congresso, foi ainda avocado pelos sindicatos como secretário-executivo do secretariado.
A equipa executiva que irá liderar os destinos da UGT-Algarve até ao ano 2027 ficou então constituída. A sua missão é implementar o programa de Ação aprovado no IV Congresso. Este, visa assim operacionalizar as prioridades defendidas pela União Geral de Trabalhadores, com reforço da atividade sindical na região.
Sempre em cooperação com os Sindicatos filiados, numa proximidade cada vez maior com os trabalhadores e população em geral. Por outro lado, mantendo um posicionamento de propositura na discussão das políticas regionais e/ ou de reivindicação perante as Associações Empresariais e/ ou as Entidades Públicas de âmbito distrital.