A Casa Branca defende que o “facto de Putin poder não ter todo o contexto” e não “compreender cabalmente o nível do falhanço das forças dele na Ucrânia” é algo “desconfortável”.
Jonh Kirby, porta-voz do Departamento da Defesa dos EUA, questiona mesmo se ele “não é completamente informado do fracasso que está a ter, como vão os negociadores elaborar um acordo que possa ser duradouro?”.
Os serviços de informações dos EUA concluíram que o Presidente russo, Vladimir Putin, já terá descoberto que está a ser desinformado pelos seus assessores sobre o desempenho das forças militares russas na Ucrânia.
Os mesmos serviços também concluíram que Putin não sabia que os militares estavam a recorrer a recrutas, que têm vindo a morrer em combate, e acreditam que o Presidente russo ainda não está totalmente ciente da extensão dos danos provocados pelas sanções económicas impostas pelo Ocidente, por causa da invasão da Ucrânia.
As descobertas demonstram um “claro colapso no fluxo de informações precisas” fornecidas a Putin e revelam que os principais conselheiros de Putin estão “com medo de dizer a verdade”, segundo aquela fonte.
- VÍDEO: SIC Notícias, televisão parceira do POSTAL