Quando o estômago ronca, geralmente é um sinal de fome. Este fenómeno natural, conhecido como borborigmo, ocorre devido às contrações dos músculos do estômago e dos intestinos. Estas contrações têm a função de movimentar os alimentos ao longo do trato digestivo quando há comida no sistema. Contudo, mesmo na ausência de alimentos, essas contrações continuam a acontecer. O som do ronco que ouvimos é, na realidade, o ar e os líquidos a moverem-se pelos órgãos digestivos. Pode acabar com esta sensação sem comer. Saiba mais.
Na maioria das vezes, a solução mais simples para acabar com esse som embaraçoso que costumamos chamar de “barriga a dar horas” é comer algo. Porém, nem sempre é possível fazê-lo de imediato. Se estiver numa situação em que precisa de adiar a fome ou disfarçar o ronco do estômago, uma dica prática, segundo a Forever Young, é beber água. A água ajuda a preencher temporariamente o estômago e pode enganar os sinais de fome por algum tempo.
Se o seu estômago ronca com frequência, talvez seja um bom hábito repensar a sua rotina alimentar. Fazer pequenas refeições ou lanches entre as refeições principais pode ajudar a manter o estômago mais satisfeito ao longo do dia. Além disso, comer mais devagar pode ser uma boa estratégia, já que a digestão desacelera e, assim, os alimentos permanecem no estômago por mais tempo, prevenindo o aparecimento precoce da fome.
Contudo, se o estômago continuar a roncar ou a sentir-se agitado mesmo depois de ter comido, pode ser um sinal de algo mais do que apenas fome. Sintomas como gases excessivos, indigestão, diarreia ou desconforto podem indicar a presença de outros problemas digestivos. Em casos mais graves, podem até ser indícios de condições crónicas como a síndrome do intestino irritável. Segundo os gastroenterologistas, é importante prestar atenção a esses sinais e, caso sejam frequentes ou intensos, consultar um médico para um diagnóstico adequado.
Manter uma alimentação equilibrada e prestar atenção à forma como o corpo reage aos alimentos são práticas essenciais para um sistema digestivo saudável e silencioso.
Leia também: Esqueceu-se da carteira? Saiba como levantar dinheiro no Multibanco sem cartão