Saúl Neves de Jesus, Professor Catedrático da Universidade do Algarve (UAlg), recebeu a Medalha de Mérito – Grau Ouro, na Sessão Solene do Dia do Município de Faro, realizado a 7 de setembro.
O Regulamento das Distinções Honorificas do Município de Faro foi criado com a finalidade de homenagear publicamente pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que contribuam para o engrandecimento e dignificação do Município de Faro, bem como aquelas que se notabilizem pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos para a comunidade.
Já em 1998 tinha sido atribuída a Saúl de Jesus a Medalha de Mérito pelo Município de Olhão, cidade onde nasceu, sendo agora, 26 anos depois, distinguido também pelo Município de Faro, cidade onde reside e onde tem desenvolvido a sua atividade profissional. De que tenhamos conhecimento, Saúl de Jesus foi a única personalidade até hoje distinguida por ambos os municípios, Faro e Olhão.
De entre os seus dados curriculares salienta-se que é licenciado em Psicologia, doutorado na especialidade de Psicologia da Educação e Agregado em Psicologia. Na sua formação realizou ainda uma pós-graduação em Gestão de Recursos Humanos e três pós-doutoramentos, dois na área de Psicologia e um na área de Artes Visuais.
Foi Professor da Universidade de Coimbra e, desde 1997, é Professor da Universidade do Algarve (UAlg). É Professor Catedrático de Psicologia desde 2003, tendo conseguido atingir o topo da carreira académica com apenas 37 anos de idade.
Na UAlg foi o proponente e o primeiro diretor da licenciatura em Psicologia, tendo tido um contributo essencial para o desenvolvimento da Psicologia nesta universidade e na região do Algarve.
Já foi Vice-reitor para a Educação e Cultura da UAlg, bem como Presidente do Conselho Diretivo, Presidente do Conselho Científico e Presidente do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS).
Também já foi coordenador do CIEO, Centro de Investigação avaliado com “Muito Bom” pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tendo dirigido o grupo de investigação “Bem-Estar na Sociedade”.
Tem participado como membro do Painel de Psicologia para atribuição de bolsas de doutoramento e de pós-doutoramento pela FCT, tendo sido já Coordenador de Painel, bem como em Comissões de Avaliação de cursos de Psicologia e de Educação pela A3ES, onde já desempenhou funções de Presidente de CAE.
Tem orientado pós-doutoramentos de colegas de vários países e já orientou 49 teses de doutoramento concluídas com sucesso.
Em Portugal, já participou em júris de provas académicas ou de concursos em todas as universidades públicas e em várias universidades privadas.
Tem publicados diversos livros científicos e mais de três centenas de artigos científicos em revistas com revisão de pares, nomeadamente indexadas na Scopus e/ou na Web of Science.
Também foi, durante vários anos, colunista do Cultura.Sul, tendo publicado mais de 100 artigos de opinião que se encontram no livro “+ de 100 reflexões em torno das Artes Visuais” (https://postal.pt/wp-content/uploads/2024/05/Livro-de-100-reflexoes-em-torno-das-Artes-Visuais.pdf), editado pelo Postal do Algarve (2024).
Atualmente, é o Diretor do Curso de Doutoramento em Psicologia da UAlg, sendo também o Coordenador do Centro Universitário de Investigação em Psicologia (CUIP), Unidade de I&D que integra quatro universidades (Algarve, Madeira, Açores e Autónoma de Lisboa). Além disso, é o representante de Portugal na STAR (“Stress, Trauma, Anxiety and Resilience Society”) e o Coordenador do Fórum Nacional de Psicologia, entidade que integra a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e as 31 Instituições de Ensino Superior portuguesas, públicas e privadas, com cursos na área da Psicologia.
Tem ainda desempenhado funções de relevo a nível nacional e internacional, como seja a de Presidente do júri do “Prémio Healthy Workplaces 2024”, promovido pela OPP, em parceria com a ACT (Autoridade para as Condições do Trabalho) e com a EU-OSHA (Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho).
Já obteve diversos prémios e distinções nacionais e internacionais, nomeadamente o “Prémio Rui Grácio 1996” (atribuído anualmente pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação), o “Prémio Luso-Brasileiro de Investigação em Psicologia da Saúde” (2009), o “Prémio Atlas Elsevier” (2018), o “Prémio APP Carreira de Investigação em Psicologia – 2019” (atribuído de 3 em 3 anos pela Associação Portuguesa de Psicologia), o “Prémio OPP Carreira Sul 2023” e o “STAR Lifetime Career Award 2023” (distinção internacional de carreira atribuída anualmente pela STAR).
Leia também: Esta vila algarvia foi eleita pelos espanhóis um dos destinos costeiros ideais para se reformar com 1.200€/mês