De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), quase metade do território continental estava em situação de seca meteorológica no final de maio. Recentemente, o IPMA elevou para seis os distritos sob aviso amarelo devido à chuva. Contudo, todos os distritos do continente, com exceção de um, estarão sob aviso amarelo esta quarta-feira, dia 19 de julho, devido à previsão de aguaceiros que podem ser intensos e trovoadas, revela o Diário de Notícias.
Exceto Faro, todos os distritos de Portugal continental estarão sob aviso amarelo nesta quarta-feira, devido à previsão de aguaceiros que podem ser localmente fortes, acompanhados de trovoada e granizo, entre as 09:00 e as 21:00 horas.
O aviso amarelo por chuva, o menos severo numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que há risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas. O IPMA prevê para esta quarta-feira períodos de céu muito nublado, aguaceiros, por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada até ao final da tarde. O vento será em geral fraco, tornando-se por vezes forte na faixa costeira a partir da tarde e nas terras altas do Centro e Sul.
Prevê-se também uma ligeira descida das temperaturas mínimas e máximas no interior Centro e Sul. As temperaturas mínimas irão oscilar entre os 8 graus Celsius (em Bragança e na Guarda) e os 16 (em Faro), enquanto as máximas variarão entre os 15 graus (na Guarda) e os 25 (em Braga).
Leia também: Preço do azeite deve cair a pique. Saiba os motivos