No Algarve existem várias igrejas e até nas vilas e aldeias mais pequenas há pelo menos uma capela que pode frequentar. De qualquer forma, há uma cidade algarvia que supera todas as outras no que diz respeito ao número de templos católicos. No total existem 21 igrejas e este número deve-se à diversidade de ordens religiosas que se foram instalando nessa cidade.
As fotografias que vemos da cidade de Tavira na Internet e até nos postais que se vendem um pouco por todo o Algarve remetem-nos sobretudo para o rio Gilão e para a ponte romana que une as duas margens do rio, mas também para o coreto, que tem a curiosidade de ter sido construído no Porto e transportado para Tavira por via marítima. Ainda assim, Tavira é mais do que o Gilão, o coreto e a ponte romana, já que é a cidade algarvia com mais igrejas.
Já fora das muralhas do castelo, mas bem próximo deste, ergue-se a Igreja de Santa Maria do Castelo, uma das 21 igrejas que se encontram espalhadas por toda a cidade. Este é um dos mais famosos templos católicos e é lá que jaz o corpo de D. Paio Peres Correia, conquistador da cidade aos mouros em 1242. Acredita-se que a Igreja de Santa Maria do Castelo ocupa hoje o lugar da antiga mesquita maior.
A Igreja de Santiago é também uma das igrejas mais conhecidas de Tavira e fica ao lado do Convento de Nossa Senhora da Graça. No lugar deste templo católico acredita-se ter estado a mesquita menor. Para além destas duas igrejas existem na cidade outros 19 templos católicos, entre igrejas, ermidas e conventos.
De acordo com o Jornal do Algarve, este número é alargado para 25 assim que se contabilizam os templos dos arredores de Tavira, nomeadamente Santa Luzia, Luz, Conceição, Santo Estêvão, Santa Catarina e Cachopo.
Leia também: United Airlines cancela voos diretos entre Nova Iorque e Faro