A sensação inexplicável de nos sentirmos observados pode de facto ser uma realidade. Embora seja ilegal, muitos casos ao longo dos anos foram expostos por haverem câmeras escondidas em quartos de hotéis ou de alojamento. Saiba agora como descobrir se o estão a filmar para, desta forma, se proteger de eventuais violações de privacidade.
Ainda recentemente, em Portugal, duas peregrinas sul-coreanas denunciaram a existência de câmeras na zona de duches no jardim do colégio dominicano Bom Sucesso, em Belém, onde se encontram alojadas durante a Jornada Mundial da Juventude.
As câmeras são cada vez mais pequenas, o que as torna mais fáceis de ocultar. É por isso importante saber onde e como procurá-las.
Segundo Marcus Hutchins, especialista em cibersegurança, em entrevista à revista Newsweek há diversas formas de detetar uma câmera escondida. A principal deles implica o uso de uma lanterna, que pode ser a do próprio telemóvel, para procurar pontos que reflitam luz.
“Uma forma de ver se o dispositivo é uma câmera é direcionar uma luz forte para ele. Se acertar a lente da câmera, ela terá um reflexo azulado”.
Outra dica dada por Marcus passa por procurar locais, no quarto de hotel ou de alojamento, que um “tarado” apanhasse as pessoas em bons ângulos.
Este e outros truques podem ser vistos no vídeo divulgado abaixo pelo especialista em cibersegurança, Marcus Hutchins, através da rede social TikTok:
Leia também: Se é dos que gostam de chupar o interior da cabeça do camarão, pare o quanto antes