A disparidade de rendimento entre os países europeus tem sido uma questão de destaque nos últimos anos, com notáveis diferenças entre as nações ocidentais e nórdicas em comparação com os países do sul e leste europeu. Mas onde se situa Portugal neste panorama?
Segundo uma análise da Euronews, partilhada pela Executive Digest, os países com os níveis mais elevados de rendimento disponível mediano são geralmente os do ocidente e norte europeu, enquanto os países do sul e leste tendem a apresentar rendimentos mais baixos.
No ano de 2022, o rendimento disponível médio por habitante na União Europeia variou significativamente, desde os 9.671 Purchasing Power Standard (PPS) na Bulgária até aos 33.214 PPS no Luxemburgo.
Os países com os maiores rendimentos disponíveis são liderados pelo Luxemburgo, seguido pela Noruega e Suíça, enquanto na extremidade oposta encontram-se a Bulgária, Eslováquia e Roménia.
Quanto a Portugal, encontra-se na 25ª posição, com um rendimento disponível de 12.266 PPS. Esta posição coloca Portugal abaixo da média da União Europeia, que se situa nos 18.706 PPS.
Estes dados refletem não apenas a realidade económica de cada país, mas também os desafios e oportunidades que enfrentam em termos de crescimento económico e qualidade de vida para os seus cidadãos. A compreensão destas disparidades é essencial para a formulação de políticas que visem a redução das desigualdades e o aumento do bem-estar social. Veja, abaixo, o ranking completo deste indicador.
Leia também: Conheça a praia do Algarve que foi recentemente eleita como a 6ª melhor do mundo