Os autores deste novo tipo de fraude estão a usar o nome da EDP Comercial para levar os clientes a efetuar supostos pagamentos em falta. Em causa estão mensagens de telemóvel e que vêm com uma referência multibanco, avança o Correio da Manhã.
Segundo a mesma fonte, o SMS justifica a cobrança com o facto de a “taxa de regularização” não ter sido debitada na fatura e disponibiliza o conhecido quadro para pagamento no multibanco, com a identificação da entidade, referência e montante.
O número de fraudes ou tentativas a clientes aumentou no primeiro trimestre cerca de 20% face a dezembro, com 160 casos mensais comunicados à elétrica, e mais de 200 reclamações no Portal da Queixa. A EDP Comercial já se encontra a alertar os clientes para esta fraude.
Os falsificadores estão também a violar correspondência e a substituir a entidade na referência de multibanco nas faturas em papel. Uma falsificação que leva o cliente a pagar o valor da fatura a outra entidade. Uma das formas de minimizar o risco de fraude é, naturalmente, o pagamento por débito direto.
A EDP Comercial alerta os clientes para o facto de deverem apresentar queixa na polícia.