A vila da Luz, em Lagos, é um destino muito procurado no Algarve para férias, especialmente pela sua paisagem encantadora, rodeada de palmeiras, areias brancas e formações rochosas. Com uma história que remonta ao período romano — há ruínas que comprovam a existência de termas —, esta antiga povoação de pescadores começou a atrair turistas a partir de meados do século XX, com a construção das primeiras unidades hoteleiras. Neste artigo falar-lhe-emos de um hotel algarvio que passou por um processo de remodelação e abre agora portas com novidades,
Foi há 30 anos, em 1994, que nasceu o Belavista da Luz Wellness & Lifestyle, um hotel de quatro estrelas situado a 600 metros da Praia da Luz. Ao longo destas três décadas, acolheu visitantes de várias partes do mundo. Este ano, após uma remodelação completa de oito meses, reabriu ao público, oferecendo várias novidades.
“O grande objetivo da obra foi modernizar as nossas instalações, adaptando-as às novas exigências e expetativas dos clientes, bem como às tendências do setor. Queremos que se destaque como uma escolha de excelência para quem visita a Praia da Luz”, afirma Vanda Fernandes, diretora-geral do hotel, em declarações à NiT.
O projeto de renovação, realizado pela empresa Konstrukaza e desenhado pela Coluna Arquitetura e Engenheira, envolveu todos os 45 quartos e as áreas comuns, incluindo o restaurante, o spa, o bar, o lobby, a receção e os jardins.
No que diz respeito à decoração, a ideia principal era criar “uma combinação entre o moderno e o tradicional”, proporcionando “um ambiente renovado e acolhedor”. “Demos prioridade a tons suaves e relaxantes, para oferecer uma sensação contemporânea e confortável, mantendo alguns elementos característicos do hotel, como os azulejos originais”, explica a diretora do mesmo à NiT. A icónica fachada do hotel, apreciada por muitos dos seus hóspedes, foi preservada.
Uma das principais mudanças foi no restaurante Terra-Mar, que foi totalmente renovado, com novo mobiliário. Agora, aberto para jantar, oferece pratos tradicionais da região algarvia, como a famosa Cataplana de Polvo. Além disso, o hotel criou uma horta biológica, que fornece ingredientes frescos e sustentáveis para o menu do chef Angelo Startini.
Outras áreas renovadas incluem o lobby, a receção e os jardins. A piscina exterior também foi modernizada, com novas espreguiçadeiras e guarda-sóis, além de um pool bar atualizado. Entre as novidades, destaca-se a construção de um campo de padel, um desporto cada vez mais popular, bem como uma área de relaxamento ao ar livre com um deck de madeira.
Segundo a diretora-geral, o Bel’acqua spa é o “grande destaque” da renovação. O centro de bem-estar foi ampliado e agora conta com sauna, banho turco, jacuzzi, duche de sensações, salas de massagens e um ginásio. A nova piscina interior é uma das grandes atrações. O campo de padel, o spa e o restaurante estão disponíveis não só para os hóspedes, mas também para o público em geral, mediante reserva.
O custo da estadia no Belavista da Luz é de cerca de 160€ por noite e as reservas podem ser feitas online.
Leia também: Tem esta moeda de 2€ na carteira? Pode valer centenas de euros